segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ildemar assume a responsabilidade do cancelamento do Açaí Folia ao Blog Décio de Sá
Leia a matéria na íntegra e o comentário meu abaixo:

“Prefeito tem que trabalhar com o governador”, diz Ildemar

Afastado a dois meses do comando administrativo do município, o prefeito Ildemar Gonçalves (Açailândia) é pragmático quando a questão é política e a volta de Roseana Sarney (PMDB) ao Palácio dos Leões. “Institucionalmente eu sou do PSDB e tenho de seguir as orientações do partido. Agora, prefeito tem de estar junto do governador. Não tem como eu trabalhar no meu município sem o apoio do governo. Tenho de apoiar o governo e a recíproca tem de ser verdadeira. Já trabalhei com a governadora em gestões passadas e sempre fui bem tratado. Tenho um respeito muito grande por ela. Tenho certeza que ela dará o valor a Açailândia para eu cuidar bem daquela população. Esse é o desejo de Roseana e do prefeito Ildemar”, disse ele ao blog na quinta-feira passada.

Nesse primeiro momento, o tucano (foto) ficará distante da disputa entre os grupos políticos que brigam pelo poder no Maranhão. “Nós temos de ficar restritos aos nossos municípios. Essa é uma briga de governo e eu não vejo porque prefeito está nela. Essa briga não é nossa. Eu quero é cuidar da minha cidade. Só lá na frente vamos tomar as posições políticas. Devemos ter juízo para fazermos parcerias dignas”, completa.

Ildemar só volta à prefeitura no próximo dia 5, véspera do aniversário de Açailândia. Uma tora de madeira atingiu seu peito durante acidente em sua fazenda, afetando até a artéria aorta. Fez um longo tratamento no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nesses 60 dias, o vice petista Antonio Erismar foi o prefeito da cidade. “Açailândia talvez seja o único lugar do Maranhão onde PT e PSDB trabalham juntos. Erismar é um rapaz sério e competente. Deixei a administração e ele fez um trabalho brilhante”, elogia.

O tucano contou que vai esperar a governadora voltar da cirurgia para conversar com ela. No entanto, seu vice já esteve reunido com o vice-governador João Alberto de Souza (PMDB), mesma postura que tomará a partir do dia 5. Ildemar diz estar confiante no anúncio feito pelo governo da instalação de uma siderúrgica no município, através de parceria com o empresariado local. “Temos 130 mil hectares de reflorestamento e 10 ou 12 guserias. Com essa siderúrgica, vamos resolver o problema de dez mil trabalhadores que vivem em função do setor.”

Açai Folia
O prefeito confirmou o cancelamento do Açai Folia 2009. Ildemar disse ter recebido R$ 2,2 milhões de um convênio com Secretaria de Esportes para as festas de comemoração do aniversário da cidade, cujo ponto culminante seria o carnaval fora de época. No entanto, afirmou que sua decisão de cancelar a festa foi ocasionada principalmente pelas cheias do Rio Tocantins. “Não sei ainda direito porque o governo cancelou os convênios. Ainda vou conversar com a governadora. Mas também não poderia fazer festa com tantas pessoas desabrigadas esperando o apoio da prefeitura. Talvez façamos em outra data”, assinala.

Ao longo da semana passada, Roseana recebeu no Palácio dos Leões o apoio de vários gestores como o eterno indeciso político Chico Coelho (PDT-Balsas), Geames Ribeiro (PDT-Igarapé Grande), Cecé Monteiro (PDT-Apicum Açu), Joacy Andrade (PSB-Mirador), Washington Luís (PSB-Bacuri), Costinha (PT-Turiaçu), Helena Pavão (PTB-Santa Helena), Dr.Chico (PTB-de Santa Filomena), Zemar Dutra (PPS-Santa Luzia),João Alberto (PSDB-Carolina), Nenzim (PV-Barra do Corda), Coronel Robério (PV-São Mateus), Roberth Bringel (DEM-Santa Inês), Zeca Gomes (PP-Penalva) e Coronel Eliberto (PSDB-Palmeirândia).

Comentário meu: Finalmente o prefeito Ildemar resolveu colocar às claras vários pontos que não haviam sido levados à imprensa local. Desde sua coletiva onde anunciou o seu pedido de licença até a última, em que convocou novamente vários veículos de comunicação para anunciar o cancelamento do Açaí Folia que algumas perguntas ficaram no ar. Primeira, qual é o verdadeiro estado de saúde do prefeito? Segunda, qual seria o valor destinado para a realização do Açaí Folia e o porquê do cancelamento do tradicional evento? O jornalista da capital do Estado Décio de Sá, conseguiu arrancar tais respostas do prefeito Ildemar Gonçalves. No entanto quero aqui registrar um equívoco da matéria acima. Sobre a decisão de cancelar o Açaí Folia que teria sido ocasionada principalmente pelas cheias do Rio Tocantins, gostaria de passar a informação de que o Rio Tocantins fica a mais de 70 quilômetros de Açailândia e que quando a cidade for afetada por este Rio, o Maranhão inteiro já será um grande Mar. Vale aqui também minhas desculpas ao vice-prefeito Antonio Erismar (PT), a quem atribuí neste blog a responsabilidade total pelo cancelamento da micareta. Mas como o mesmo, é hoje, o prefeito de fato e de direito, sou merecedor do perdão.

Nenhum comentário: