sábado, 30 de maio de 2009

PF prende líderes do tráfico de drogas
A quadrilha que tinha ramificação no Maranhão atuava no município de Açailândia.

A Polícia Federal realizou ontem, 29 de maio, a operação Açaí em Pó nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Pará e Tocantins. A ação objetiva desarticular os chefes de uma quadrilha de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava em pelo menos cinco estados do Norte e Centro-Oeste do país.

Em Mato Grosso, 27 policiais cumprem sete mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Mirassol d’Oeste.

Serão cumpridos ainda 9 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão nas cidades de Araguaína (TO), Abaetetuba (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO) e São Luis do Maranhão (MA). No país inteiro, 50 policiais federais cumprem as determinações judiciais.

Segundo as investigações, que duraram mais de um ano, a droga saía de Mato Grosso, passando por Barra do Garças tendo como destino final as cidades de Araguaina, Goiânia e São Luis do Maranhão, mas o transporte se dava por longos trechos no Norte do país, sempre de carro.
A quadrilha se utilizava as conhecidas “mulas”, ou seja, pessoas de fora do grupo criminoso, contratadas apenas para realizar o transporte de entorpecente. Esta operação visa prender os líderes da organização criminosa.

A operação se desenvolve com o cruzamento de informações de 6 ações anteriores em que foram presas 5 pessoas em flagrante e que atuavam como mulas. Nestas ações, foram apreendidos 120,365 kg de pasta base de cocaína e 109 mil reais em dinheiro.

O nome da operação é em função da droga sair de Mato Grosso, com destino aos estados do Norte do país, passando por Açailândia, no Maranhão.

Nenhum comentário: