segunda-feira, 22 de junho de 2009

Confirmado 1° caso de gripe suína no Maranhão
O caso diz respeito à menina de 11 anos que foi liberada após coleta do material feita no Hospital Materno Infantil.
Ronnald Kelps O Imparcial Online
A Coordenação da Vigilância do Influenza no Estado confirmou, nesta segunda-feira, 22 , o primeiro caso de gripe suína registrado no Maranhão. O caso diz respeito à menina de 11 anos que foi liberada após coleta do material feita no Hospital Materno Infantil.

A garota havia passado sete dias em Buenos Aires, Argentina, retornando a São Luis no último dia 15. Ela foi encaminhada ao Hospital apresentando sintomas semelhantes ao da doença, que tão logo a liberação dos exames, foi confirmada a doença.

A menina que não foi medicada com o Tamiflu, ainda está sendo monitorada em isolamento por até 14 dias, período em que deve ficar curada da doença. “Como já havia mais de três dias do vírus instalado no organismo da paciente, ela não foi medicada com Tamiflu, na verdade, a sintomatologia da criança, que já está praticamente curada, permitiu que seu tratamento estivesse sendo feito como em uma gripe comum que cura espontamente” explicou a Dª.

Jakeline Rios, coordenadora da vigilância do Influenza. Quanto ao homem de 48 anos que veio da Europa, a vigilância epidemiológica ainda não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a confirmação do exame, o que ainda o torna suspeito de estar com o vírus do Influenza A (H1N1).
Uma mulher que chegou de Nova Iorque, EUA, também está com suspeitas de estar com a doença. O material de secreção foi coletado no Hospital São Domingos, na Capital e foi encaminhado para o laboratório Evandro Chagas em Belém.

O resultado deverá ser divulgado até no máximo quarta-feira ainda desta semana. Segundo o Ministério da Saúde, em todo o Brasil até agora 48 casos foram importados da Argentina. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 40. O Maranhão possui dois casos suspeitos e um confirmado.

Nenhum comentário: