sábado, 22 de agosto de 2009

Gusa Nordeste lança pedra fundamental da primeira Aciaria do Maranhão

Gusa Nordeste lança pedra fundamental da primeira Aciaria do Maranhão
A solenidade contará com a presença da governadora do Estado Roseana Sarney

Será lançada nesta terça-feira (25) a pedra fundamental da primeira Aciaria do Maranhão. A solenidade está marcada para as 10h, na sede da empresa, na BR-222, no Distrito Industrial de Pequiá, em Açailândia, e contará com a presença da governadora do estado, Roseana Sarney, e do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, além de autoridades locais.

O novo empreendimento já surge com o suporte da siderúrgica Gusa Nordeste, instalada em Açailândia, que tem capacidade para produzir 360 mil toneladas de ferro gusa por ano.

O projeto da primeira fase da Aciaria da Gusa Nordeste S/A está dimensionado para produzir 500 mil toneladas/ano de Tarugo de Aço (Billet), que tem tanto uso industrial doméstico como para exportação. O Billet é o semiacabado utilizado como matéria-prima para a laminação de aços longos (vergalhões, fio máquina, perfis, barras mecânicas etc.), todos produtos acabados.

Para produzir a capacidade total, serão necessárias aproximadamente 450 mil toneladas/ano de ferro gusa, neste caso em estado líquido. Isto significa que será utilizada parte da produção de ferro gusa da Gusa Nordeste, e o restante será adquirido das outras usinas produtoras, localizadas em Açailândia. O polo é formado por cinco empresas: além da Gusa Nordeste, estão instaladas a Fergumar, Simasa, Pindaré e Viena.

“É uma grande oportunidade para o mercado siderúrgico de ferro gusa local, que vive um momento difícil desde o ano passado por causa dos efeitos da crise econômica mundial em seus mercados consumidores, especialmente os Estados Unidos. É um grande projeto e será fundamental para reerguer a economia da região e, consequentemente, de todo o estado, já que a siderurgia é o principal setor industrial do Maranhão”, diz Cláudio Azevedo, que preside o Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão (SIFEMA) e a Associação das Siderúrgicas do Brasil (Asibras), com sede em Brasília (DF).

Expansão - A construção da Aciaria integra o projeto de expansão da Gusa Nordeste, pertencente ao Grupo Ferroeste, instalada no Maranhão desde 1988. No estado, a empresa gera mais de 2,1 mil empregos diretos e indiretos. Segundo o diretor da empresa, Ricardo Nascimento, a construção da Aciaria gerará, apenas na etapa de construção, até mil empregos diretos no pico da obra.

Quando estiver em operação, o empreendimento vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. “Esse é um projeto com estratégia de longo prazo. Temos a perspectiva de complementar o crescimento da economia brasileira, especialmente das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. E estamos preparados para, num futuro próximo, atendermos não apenas o mercado doméstico, como ampliarmos a comercialização do semiacabado no mercado transoceânico”, conta o diretor-presidente da Gusa Nordeste, Ricardo Nascimento.

Para a viabilização do projeto estão sendo investidos R$ 300 milhões apenas na primeira fase; parte do volume está sendo financiado pelo Banco do Nordeste. “Decidimos investir no Maranhão pelo seu grande potencial de desenvolvimento num futuro próximo”, explica Nascimento.
O Progresso.

Nenhum comentário: