sábado, 22 de agosto de 2009

Maranhão tem 20 casos confirmados de gripe A

Maranhão tem 20 casos confirmados de gripe A
Ontem, um jovem com suspeita da doença foi levado ao Centro de Triagem.




O Estado
SÃO LUÍS - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, ontem (20), por meio de sua assessoria de comunicação, que já foram confirmados 20 casos de pessoas infectadas com vírus H1N1, causador da gripe A, no estado do Maranhão, desde o início da epidemia. Os casos, em sua maioria, já estão tratados e curados. Ainda segundo informações da SES, 32 casos já foram descartados e 52 aguardam confirmação dos exames feitos no Instituto Evandro Chagas, em Belém , no Pará.

No Centro de Triagem, inaugurado com o objetivo de facilitar o atendimento de casos suspeitos de gripe A, localizado no PAM Diamante, o número de consultas começa a cair. "As pessoas estão mais bem informadas. Por isso, os casos suspeitos têm sido poucos. Até semana passada, tínhamos muitos casos de pessoas sem sintomas que nos procuravam. Agora, só nos procuram os com sintomas", explicou a enfermeira Lidiane Barros. De acordo com ela, a queda na procura pelo centro, que passou de cerca de 70 atendimentos diários para 45, deve-se ao trabalho informativo realizado pelos órgãos competes e pelos meios de comunicação.

Suspeita
Na tarde de ontem, um jovem de 16 anos foi levado pela mãe ao Centro de Triagem, com os sintomas da nova gripe. Conforme informou a mãe, o rapaz manteve contato com um amigo que teve o caso confirmado de gripe A, no último sábado. "Ele teve contato nas férias com um amigo que foi confirmado com gripe A. Na sexta-feira passada, eles tiveram o contato. E ontem [quinta-feira], ele começou a ter os sintomas, piorando hoje [ontem]", relatou a mãe, que não quis ser identificada.
Ela informou, no centro de triagem, que o jovem está com febre alta, cefaléia (dor de cabeça) e garganta inflamada. "Só administrei remédios para a febre, porque ele é asmático e está no grupo de risco. Conversei com um infectologista, que achou melhor trazê-lo aqui", informou a mãe, que também é médica e já tomou medidas preventivas. "Ele fica mais no quarto e, para vir para cá, deixamos as janelas do carro abertas, para que as outras pessoas no veículo não pegassem a gripe", enumerou.
Mais
A Prefeitura de São José de Ribamar negou, ontem, que tenha acontecido uma morte de uma pessoa pela nova gripe no Hospital Municipal de São José de Ribamar, na manhã de ontem. De acordo com a assessoria de comunicação do município, a informação, divulgada em alguns meios de comunicação, não procedia, uma vez que não houve óbitos na unidade entre quinta e sexta-feira. A prefeitura também informou que também não existe nenhum paciente com a Influenza A internado no local.

Nenhum comentário: