sábado, 22 de agosto de 2009

Sectec e Vale discutem parcerias para projetos de qualificação profissional

Sectec e Vale discutem parcerias para projetos de qualificação profissional

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secetc) intensificou esta semana o trabalho de aproximação com grandes empresas instaladas no Maranhão com vistas a abrir um canal de comunicação eficaz na condução de importantes projetos da área de educação profissional.
Seguindo essa linha de atuação, o secretário Waldir Maranhão, recebeu na manhã de ontem (21), na sede da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Sectec (Renascença), representantes da Vale, mineradora que produz e comercializa, entre outros produtos, minério de ferro, pelotas, níquel, concentrado de cobre, carvão, bauxita e alumina.

Para expor os eixos norteadores da atual política de ciência, tecnologia e inovação do Estado, Hênio Henrique Aragão, coordenador da Asplan da Secretaria, fez uma breve explanação dos principais projetos do governo Roseana Sarney para o setor, dando ênfase ao esforço empreendido pelo professor Waldir Maranhão na criação de uma rede integrada que compreenderá, entre outros, a Universidade Tecnológica, o Parque e Institutos Tecnológicos, além dos Centros de Vocação Tecnológica (CVT).

Waldir Maranhão disse que todos esses projetos estarão contemplados no Plano Diretor de Educação Superior, elaborado pela Sectec tendo como um dos pilares o trabalho integrado entre governo e instituições de ensino superior com vistas a impulsionar o desenvolvimento do estado. O Plano, que será apresentado nos próximos 60 dias, terá metas e ações previstas para até 2020.

“Demos início a um novo momento, onde estamos realinhando todos os nossos procedimentos para garantir eficiência nas ações. O sentimento de cooperação está presente em todo o planejamento”, disse o secretário.

Agradecendo ao convite feito pela equipe de Waldir Maranhão, o líder executivo de Projetos da Vale, em São Luís, Sérgio Aranha, também falou de projetos desenvolvidos pela mineradora para funcionários e comunidade, o que vem trazendo impactos positivos para o mercado profissional maranhense.

“Acredito que a Secretaria de Ciência e Tecnologia está no caminho certo. Como profissional e cidadão maranhense, fico feliz e satisfeito em saber que o Maranhão está se preparando para os grandes desafios do futuro. Além disso, os projetos de educação profissional da Sectec e os da Vale têm muitas afinidades, são muito próximos”, analisou o executivo, com a aprovação do Líder de Gestão Integrada, Sandro Zanon, também presente à reunião.
Para que a aproximação seja consolidada, o secretário Waldir Maranhão e os representantes da Vale firmaram o compromisso de realizar novos encontros, da próxima vez envolvendo outras diretorias da mineradora como a de Relações Institucionais e Comunicação.
O Progresso.

Nenhum comentário: