quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bancários entram em greve a partir de hoje

Bancários entram em greve a partir de hoje
A categoria quer reajuste salarial de 30%, mas a Febraban ofereceu 4,5% de aumento.

A partir de hoje (24), bancários do Maranhão entram em greve por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada em assembleia realizada às 19h, desta quarta-feira (23), na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Luís.
Entre as reivindicações da categoria, estão o reajuste salarial de trinta por cento e novas contratações. Até agora, a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos é de 4,5%. A greve dos bancários atinge todo Brasil.

Negociações
Segundo a categoria, foram cinco rodadas de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que propôs reajuste de 4,5%, redução no teto de distribuição da participação nos lucros.
De acordo com o sindicato da categoria, somente no primeiro semestre de 2009, as 21 maiores empresas do setor financeiro obtiveram R$ 14,3 bilhões em lucro. Em contrapartida, de janeiro a junho de 2009, desligaram 15.459 bancários.

No Maranhão, os bancários reivindicam reajuste salarial de 30%, repondo as perdas da Fenaban, além de buscar as perdas dos bancos públicos, de modo escalonado, contratação de mais bancários, piso salarial do Dieese, PLR de 25% do lucro líquido, distribuída linearmente, mesa única de bancos privados com a Fenaban, e mesa única para bancos públicos, com o governo e estabilidade no emprego, na forma do artigo 158 da OIT/ONU.

Nenhum comentário: