sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NOTÍCIAS DA MANHÃ

NOTÍCIAS DA MANHÃ

Criada CPI do MST
A base governista até tentou convencer parlamentares a retirar suas assinaturas do documento que pedia a criação da CPI Mista do MST, mas a oposição conseguiu instalar ontem, no Congresso, a comissão que vai investigar dois pontos principais: o financiamento de entidades de apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) com dinheiro público e se há desvio dessa verba para financiar invasões de propriedades rurais produtivas e prédios públicos, informa o Estadão. O requerimento para criar a CPI é de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e teve assinaturas até de partidos aliados, como o PMDB e o PTB. O jornal diz que, agora, os partidos aliados devem ficar com a presidência e a relatoria da comissão. Vale lembrar que já houve uma tentativa, frustrada, de instalar a CPI há dois meses. Mas os favoráveis a ela ganharam uma nova chance depois da invasão – e depredação – de uma fazenda produtiva no interior de São Paulo, no início de outubro. Imagens flagraram integrantes do MST destruindo cerca de 7 mil pés de laranja. Desta vez passou, com folga.

Educação
Boletim salarial
Os professores da rede estadual de São Paulo que forem bem avaliados receberão aumento de pelo menos 25%. O novo plano de remuneração dos professores, aprovado ontem na Assembleia, prevê uma prova anual para os docentes. Os 20% melhores ganham o aumento. Além da nota da prova, também será levado em conta o número de faltas e o tempo de permanência na escola. O Estadão explica que o novo plano cria cinco faixas salariais. Para cada uma, o professor deve atingir uma nota mínima na prova, que será aplicada já em 2010 (mas não para todos os profissionais). Para chegar na quinta faixa, por exemplo, e ter 100% de aumento, o profissional tem que tirar no mínimo 9 e ter pelo menos 16 anos de profissão. Quem não ficar entre os mais bem avaliados e não receber o aumento seguirá na política regular da rede, informa a Folha (para assinantes). Falta a sanção do governador José Serra. Em Brasília, a Câmara aprovou projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico, nas redes pública e particular, tenham diploma universitário e licenciatura. A exigência valerá também para creches. O projeto altera a Lei de Diretrizes e bases e ainda precisa ser aprovado no Senado. Hoje, apenas 61% dos professores do ensino básico têm diploma, de acordo com O Globo.
Economia
Rombo no rombo
O rombo da Previdência é o maior em dois anos. O déficit do sistema de aposentadoria dos trabalhadores chegou a R$ 9,1 bilhões em setembro. A previsão do governo é fechar o ano pior ainda do que os R$ 41,4 bilhões negativos já previstos. A justificativa: aumento do salário mínimo e a redução da arrecadação previdenciária. Em setembro, quando o déficit cresceu mais de 76%, as contas ainda foram impactadas pelo adiantamento do pagamento do 13º salário aos aposentados. Com informações da Folha (para assinantes).

Nenhum comentário: