quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PERSEGUIÇÃO DE BALAIOS
Vereador de Itinga, Renilson Machado (PP), não se intimida com instalação de CPI.


Por Wilton Lima
Na última sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Itinga do Maranhão, numa clara demonstração de subserviência ao poder executivo local, deu ao povo daquela cidade, o pior exemplo de democracia já registrada na sua história.

A celeuma teve início dois dias antes, quando o Sindicato dos Professores, promoveu uma grande manifestação com o apoio do professor e vereador Renilson Alves machado, reivindicando da prefeita Vete Botelho, o cumprimento de um acordo coletivo, acordo este, inclusive, aprovado pela própria casa legislativa com a classe dos professores.

A reação da prefeita foi imediata! Oito (dos nove) vereadores daquele município, em solidariedade aos caprichos da mandatária local, numa clara demonstração de submissão ao Poder Executivo, decidiram de forma sumária e implacável, sem se quer ouvir o colega denunciado, criar uma “CPI” com a suposta alegação de investigar possíveis desvios de verbas públicas do Programa Brasil Alfabetizado do FNDE, no exercício de 2008.

O desejo dos edis em perseguir o único vereador de oposição foi tanto, que nem se quer atentaram para um detalhe, o vereador Renilson não foi o gestor do Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal, desenvolvido em Itinga do Maranhão naquele ano. O famigerado requerimento (04/2009), de autoria do intitulado Vereador “Professor” Claudemir Vieira da Silva, acompanhado por todos os outros vereadores, é tão previsível nas suas intenções, que o próprio presidente da Câmara, Raimundo Uruçu da Silva (Raimundinho da Cemar), assinou também o requerimento que é destinado para ele mesmo, ou seja, juiz denuncia, o juiz investiga e juiz julga.

Porém, tudo indica que o tiro saiu pela culatra, à população ficou indignada quando percebeu que toda celeuma não passa de uma armação para intimidar o vereador solitário e resolveu ficar solidária ao mesmo. De repente, o feitiço virou contra o feiticeiro, agora quem está em maus lençóis com o povo são os vassalos de Vete Botelho, pois não se cassa um mandato eletivo só por querer, desviando dos seus princípios do bem comum e das práticas democráticas, agindo em função de interesses personalistas. Bem feito! Por outro lado, mesmo que quisessem usurpar do mandato do professor, parece que esqueceram que tudo isso terá que passar pelo crivo do judiciário, e ai, o buraco é mais embaixo.
Parabéns, Vereador! Você está dando um exemplo que muitos deveriam dar e não dão. Na vida pública, é preciso ter coragem cívica, é preciso ter caráter, acima de tudo, comportar-se conforme sua consciência, ainda que contrariando eventualmente os interesses e as expectativas de grupos que acham que o mandato é eterno.

“Não aceite o julgamento daqueles que agora o querem pré-julgar, só aceite o julgamento do povo, pois somente o povo é Juiz de suas ações”, palavras de Juscelino Kubitschek.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens ao vereador Renilson.Adiferança do Itinga para Açailãndia, é que lá são oito contra um, Aqui são dez. Só gostaria que em Açailândia, os daqui tetasse fazer a mesma coisa com Juscelino. Duvido!!!!!!!