segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Saiba o que muda com o horário de verão

Saiba o que muda com o horário de verão
O Maranhão não está incluído na medida, mas alguns setores serão afetados.

SÃO LUÍS - Começou à 0h de hoje, 18 de outubro, para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país o horário brasileiro de verão. Mesmo o Maranhão não estando incluído na medida, alguns setores serão afetados pelo novo horário que vai até a 0h de 21 de fevereiro de 2010.

Bancos
Os horários de atendimento nos bancos de todo o estado serão antecipados para as 9h, e encerrados às 15h.

Cuidados nos aeroportos
A Infraero recomenda aos passageiros que verifiquem os horários dos voos com as respectivas companhias aéreas. No Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado os voos obedecerão o novo horário, seja de qual for o lugar. Os passageiros deverão ficar atentos, pois mesmo que a partida seja de um lugar que não esteja incluído no novo horário, ele obedecerá criteriosamente o horário de verão.

Comércio
Mesmo o comércio não sendo obrigado a abrir suas portas uma hora mais cedo, os comerciários deverão ficar atentos aos prazos diários de compensações bancárias.

Data fixa
A partir deste ano, a medida vigora em uma data fixa, conforme prevê decreto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo as novas regras, o horário de verão terá início no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão, que é aplicado para racionalizar o uso de energia durante a primavera e o verão.

Histórico
Adotado no Brasil desde o verão de 1932, o horário de verão busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h. A ideia do horário de verão surgiu antes mesmo da luz elétrica.

Estados afetados diretamente
A mudança de horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Um comentário:

Anônimo disse...

me fale a respeito do vereador irmao carlos