quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Arlete Cutrim assume cadeira na Câmara Municipal

Arlete Cutrim assume cadeira na Câmara Municipal
A vereadora tomou posse na manhã de hoje (19), em substituição ao ex-vereador Irmão Carlos, que renunciou o mandato segunda-feira para assumir o cargo de deputado estadual

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Açailândia – Com o plenário lotado de professores, amigos e familiares, a suplente Arlete Cutrim (PMN), foi empossada na manhã de hoje, 19, no cargo de vereadora, em substituição ao ex-vereador Irmão Carlos (PSDB), que na segunda-feira, 16, renunciou para assumir o cargo de deputado estadual.

Ontem pela manhã a renúncia de Irmão Carlos foi incluída em pauta e após a leitura, o presidente Hélio Santos (PSDB), declarou vago o cargo, determinando imediata posse da primeira suplente, vereadora Arlete Cutrim.

Emocionada, a vereadora – única mulher do parlamento açailandense, discussou durante as explicações pessoais, ressaltando que no período em que esteve afastada da Câmara, aproveitou para refletir sobre a vida pública. “Neste período eu tive grande amadurecimento e pude redirecionar o meu pensamento sobre a vida pública, principalmente quanto à valorização daqueles que realmente são nossos amigos”, disse ela.

Com a posse de Arlete, a Câmara se mantém com três vereadores de quatro mandatos. São eles o presidente Hélio Santos, o primeiro vice-presidente Aluísio Sousa (PSDB) e a própria vereadora. O deputado estadual Irmão Carlos era o outro parlamentar que mantinha quatro mandatos na Casa. O retorno da vereadora ainda quebra um antigo tabú que afirmava que os vereadores que deixavam o mandato, não conseguiam a reeleição e assim retornar ao Legislativo.

Arlete Cutrim fez um resumo de sua vida pública, lembrando que no passado fez oposição ao prefeito Ildemar Gonçalves (PSDB), quando do seu primeiro mandato (1993-1996). “No entanto, entendendo os propósitos do prefeito e as necessidades do município, fizemos campanha juntos em 2008 e agora estamos juntos, para desenvolver um projeto de governo em benefício de Açailândia”, relatou.

A parlamentar firmou compromisso em avaliar com consideração os projetos e questões enviadas ao Legislativo pelo Executivo para votação, no entanto, destacou que da mesma forma, quando necessário, contestará as situações que não lhe parecerem adequadas. “Eu tenho opinião formada e independência para direcionar meu mandato da mesma forma que tenho trabalhado, ou seja, em benefício da população”, garantiu.

Encerrando suas considerações, Arlete Cutrim disse que não buscará submissão ao governo municipal e sim uma harmonia entre os poderes. “É esta harmonia que vamos buscar, para desenvolver o nosso município da forma como ele merece”, fechou.

Congratulações – Cinco vereadores, mais o presidente da Casa, congratularam a vereadora por sua posse. Os vereadores Fábio Pereira (PSDC), Paulo Canarana (PSDB), Alexssandro “Bebezão” (PHS), Márcio Aníbal (DEM) e o líder do governo Marquinho (PR), afirmaram que a Casa fica mais festiva e bela com a posse da veredora. Eles hipotecaram apoio à parlamentar e disseram que contam com a experiência de Arlete Cutrim para enriquecerem seus mandatos.

Deputado – O deputado estadual Irmão Carlos (PSDB), encaminhou mensagem à vereadora Arlete Cutrim, parabenizando-a pela posse e ressaltando a importância da representação feminina da mulher na Casa de Leis, que desde janeiro deste ano, tinha em seu colegiado apenas homens.

Nenhum comentário: