sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitura de Itinga do Maranhão retruca matéria publicada no Blog

Prefeitura de Itinga do Maranhão retruca matéria publicada no Blog
Inclusão digital é realidade nas escolas de Itinga
Até o início do ano letivo de 2010 todas as escolas da zona urbana e boa parte das escolas da zona rural terão laboratórios de informática.

Por Baíra Ponce
A promessa foi feita pela prefeita Vete Botelho, que apesar de ter encontrado um único laboratório de informática no município, com as máquinas totalmente sucateadas, está promovendo a inclusão digital em todas as escolas do município nas zonas urbana e rural.

De acordo com informações prestadas pelo professor Joás Moraes, que é Técnico em Educação e Especialista em Informática na Educação, a rede municipal de ensino foi totalmente informatizada na administração da prefeita Vete Botelho e os convênios formados entre o Ministério das Comunicações e Ministério de Ciências e Tecnologias possibilitaram a aquisição de 236 computadores, que já estão sendo instalados. Ele informou ainda, que todas as escolas da zona urbana estão informatizadas e contam com Internet banda larga e seis delas já possuem Laboratórios de Informática com acesso à Internet, funcionando normalmente, tanto para os alunos da escola quanto para a comunidade como as escolas Pedro Novais, Osvaldo Rodrigues, Dey Alves Pessoa, Raimundo Pires, Catarina Pimentel e Roseana Sarney, todos eles dentro dos padrões exigidos pelo Proinfo como mobiliário adequado, climatização s segurança.

Vale ressaltar, que na Escola Raimundo Pires funciona um Telecentro Comunitário com cursos de inclusão Digital e brevemente funcionando com horários de acesso livre à comunidade; na escola Roseana Sarney, atualmente funciona uma sala especial de informática, adaptada para alunos portadores de necessidades especiais, mas dentro em breve deverá chegar mais um Kit com 10 computadores e periféricos para que todos os alunos da referida escola, juntamente com a comunidade daquele bairro possam ter melhor acesso.

Segundo a prefeita Vete Botelho, até o início do ano letivo de 2010, mais sete Laboratórios de Informática serão instalados nas escolas da zona urbana, o que ainda não aconteceu em virtude da morosidade na entrega por parte da empresa responsável pelos equipamentos.

Zona rural informatizada
A prefeita Vete Botelho tem se preocupado em proporcionar uma educação de nível a todo o universo estudantil, inclusive na zona rural, onde também já foram instalados seis Laboratórios de Informática. Dos 21 que foram solicitados dentro do projeto de informatização da zona rural, 17 já estão no município e até o inicio do próximo ano letivo todos estarão em pleno funcionamento nas escolas da zona rural.

Na última semana uma equipe da Secretaria de Educação composta pelo secretário Samuel Cardoso, o supervisor José Wilson Lima e o chefe de transportes Gardenê Ribeiro para instalar mais seis laboratórios de informática na zona rural, nas escolas Padre Josimo, Santa Izabel, São Marcos, Viriato Correia, Aluízio de Azevedo e Mundo da Criança.

É importante lembrar, que todas as escolas informatizadas contam com o programa de Administração Escolar (AE), responsável pela otimização dos trabalhos e o software instalado é o Linux Educacional, que além de gratuitos é composto por aplicativos de pesquisas avançadas, o que facilita o trabalho de pesquisa para os alunos da zona rural, onde ainda não existe o acesso à Internet.

6 comentários:

Anônimo disse...

E a SAUDE?????? INFRAESTRUTURA?????? Dizia-se em cima de palanques que a saude era uma vergonha, vergonha ta e hoje... Meu DEUS, nao tenho nem palavras para comentar os descasos em nossa cidade em todas as areas... so de falar me da uma raiva tao grande, como essa mulher tem o dom de enganar o povo... Parabens Baira, voce ta cumprindo o seu papel, e isso mesmo, voce ta ganhando o seu salario e pra defender de qualquer jeito, NEM QUE ESTEJA TUDO ERRADO, MAS TEM QUE DEFENDER... Parabens!!!!!!!!!! Sou sua FA

Anônimo disse...

Olá ex pastor Ezequias, vc sabe muito bem qual era a realidade anterior e como vcs deixaram os setores adminstrativos, totalmente sucateados e sem infra-instrutura. A prefeita Luzivete Botelho tem sido um heroína no cumprimento de seu papel como adminstradora, pois para dificultar a sua adminstração vc e outros deixaram por exemplo na Secretaria de Educação nenhum computador funcionando, a ausencia de informações. Por exemplo o senhor que esta tentando escrever, aprenda a trabalhar com a seriedade e compromisso com a informação e impacialidade. Deixe de escrever mentiras. O senhor é responsavel pelo laboratorio que esta instalado na Escola Raimundo Pires e se ele não esta funcionando é por incompetencia sua, vc é o responsavel e vc sabe por que ele nao funciona. Em se trantando das demais escolas que estão funcionando os laboratorios de informaticas, que foram instalados no primeiro semestre da Adminstração Vete, estão em pleno funcionamento atendendo as comunidades escolares a que estão inseridos, são casos das Escolas Osvaldo Rodrigues da Costa, Dey Alves Pessoa, Deputado Pedro Novais, Viriato Correia, Catarina Pimentel. Calunia e defamassão é crime, não faça isso, pois não cobina com a imagem que vc tenta passar de serio, comprometido, tudo é faxada, assim como o cargo de pastor. Coloque Deus em seu coração e siga os ensinamentos.

Anônimo disse...

Vc Ezequias, falou que no passado funcionava um laboratorio que atendia a comunidade, só não mencionou que os computadores estão todos sucateados, dos 10 que tinha instalados, somente 4 estavam funcionando e mais neste laboratorio, ficava aberto só para acomodar os puxas sacos, pois tinha 6 pessoas trabalhando neste laboratorio, o senhor lembra, acho que deve lembra, vc era responsavel por ele.

Anônimo disse...

Nao vamos de afmistaçao anterior, pq tudo de voces e culpa da administraçao anterio, porque nao assume os erros??????? Nao fale de quantidadae de funconarios que estao onde nao deveriam estar pq a prefeita bateu o record quem quer ser bom mostre nao fique falando dos ex prefeitos que nao tem nada a ver com voces. tao vivendo a vida deles. E a Baira e muito puxa saco e babona............

Anônimo disse...

Em Itinga do Maranhão é assim, todas as vezes que alguém disponta no meio político como liderança os que se acham donos do poder tentan calar sua boca, a poucos dias tentaram com o Professor e Vereador Renilson mais deram com os burros na a'gua pois o tiro saiu pela culatra, agora a bola da vez é Professor Ezequias que tem na cidade maior credibilidade que a Prefeita Vete e seus balaios juntos, isso é por que estão comedo do mesmo ser o substituto do vereador Renilson na camara e olha que só será em 2012, por isso estão borbardeando o Professor, mais não se preoculpe professor o povo de Itinga já não é mais bobo não, o que eles estão dizendo que funciona o povo de Itinga estão vendo que não funciona e são os que moram aqui em Itinga que votam e eles fazendo isso estão é trabalhando o seu nome antes do tempo assim como fizeram com o nome do vereador Renilson pois hoje em Itinga é o principal nome para Prefeito eita povo burro todos os tiros saem pela culatra, rsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

É muito interessante ver a cultura de algumas pessoas neste município, como é o caso dos puxa saco da prefeita, onde ninguém pode fazer uma crítica que apelam até para denegrir a vida pessoal dos outros.
Mas vamos aos fatos. Sou morador de Itinga a mais de 30 anos e conheço muita gente. No entanto, nunca ouvi falar deste tal profº JOAS deve ser mais um dos puxa saco que a prefeita contratou, ocupando tirando o emprego de um morador do muncípio. segundo, quando o Sr. Ezequias fala de Telecentro, ele está se referindo a Escola Raimundo PIres, que teve o seu laboratório de informática desmontado e os computadores foram todos levados para as secretarias das escolas, pois esta admnistração não sabe comprar só pilhar.
terceiro, na foto aparece o laboratório de informática da escola Osvaldo Rodrigues e não do Raimundo Pires pois lá estão instalando um TELECENTRO, local comunitário para ensinar o povo informática. Não écomo laboratório, que pertence a escola.
quarto, se o laboratório não está funcionando a culpa é da administração, via SEMEC, pois os incompetentes de lá esqueceramde tirar todas as licenças inclusives a autorização, o que não depende do Sr. Ezequias, que apenas um mero funconário do laboratório de Informática.
quinto, ora ne compre um bode Sr Joas e vá procurar sua turma lá em Imperatriz que aqui nos temos mais o que fazer do que precisar de empregadinhos como você que está aqu somente paar defender seu emprego, seu mísero salário e esta coisa que você chama de Secretário de Educação que não sabe nem dirigir a escola concórdia e nunca tinha entrado em uma escola pública em Iitnga para dizer que conhece os problemas da educação.
me compre um bode essa turma da prefeitura que insiste em culpa a dministração passada pelos erros do presente.
VÃO APRENDER TRABALHAR....