segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sisu divulga resultado da segunda etapa

SÃO PAULO - Os candidatos inscritos na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar o resultado pela internet. A seleção foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) neste domingo (21).

Os estudantes selecionados têm o prazo de 23 a 26 de fevereiro para efetuar a matrícula nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. De acordo com o MEC, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, 550.972 estudantes se inscreveram para as vagas oferecidas na segunda etapa da seleção unificada.

No site do Sisu é possível consultar o resultado da etapa pesquisando por unidade federativa, instituição de ensino, campus e curso. Como resultado da busca, será exibida a lista dos classificados com identificação do nome e número de inscrição do candidato no Enem.

Sobre a nota final, os candidatos inscritos poderão acessar o sistema a partir de segunda-feira (22). Para isso, o candidato precisará informar o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no Sisu. O estudante será informado também sobre os pesos atribuídos pelas instituições e sobre o cálculo feiro para chegar à nota. O estudante saberá ainda a classificação no curso escolhido e os documentos exigidos pela instituição para que seja efetuada a matrícula.

Etapa complementar

O MEC ressalta que a ocupação da vaga só é confirmada após a realização da matrícula na instituição. As vagas não ocupadas serão ofertadas novamente em uma etapa complementar de inscrições, que vai de 1º a 3 de março. Os candidatos não selecionados na primeira e segunda etapas poderão se inscrever novamente na terceira etapa, assim como aqueles que ainda não se inscreveram no Sisu.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março.

Primeira edição da seleção

Participam da primeira edição da seleção unificada 23 universidades e 26 institutos federais. Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também participam do Sisu.

O Sisu oferece 29.240 vagas nas 51 instituições participantes, entre universidades e institutos federais. Mais da metade das vagas disponíveis na primeira etapa, um total de 47,9 mil, não foi preenchida. O sistema começou a receber inscrições no dia 15 de fevereiro.

O sistema seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.

Nenhum comentário: