quinta-feira, 22 de abril de 2010

Açailândia transformou-se em um verdadeiro “Laranjal de falcatruas” de Ildemar Gonçalves

Açailândia – Nos idos dos anos 90 Ildemar ficou conhecido como o “Rei da Banana”, isso em função do suntuoso bananal cultivado em sua fazenda “Bola 7”. Na época o atual prefeito era um grande exportador e atendia há vários Estados do País. Pelo visto a experiência no cultivo de frutas lhe rendeu além de muito lucro, um vasto conhecimento no ramo frutífero.

Todo o conhecimento adquirido na época, agora está sendo colocado em prática de forma criminosa no plantio de “laranjas”. Só que não é aquela fruta rica em vitamina “C” que coloca o Brasil na condição de um dos maiores produtores do mundo.

Eu explico. “Laranja” no mundo corporativo empresarial é dado àquelas pessoas que são usadas, principalmente por políticos, para encobrirem suas falcatruas. Essa Laranja é a atividade profissional que mais tem se destacado nos últimos anos. Com o advento da Receita Federal entre outros infortúnios, essa profissão tem sido reconhecida como indispensável ao empresário ou político desonesto.

Basicamente, a pessoa que atua como laranja, ou “o Laranja”, deve atribuir a si mesmo, bens de outra pessoa que lhe paga para se dizer proprietário desses bens. Isso porque aquela pessoa não quer arcar com as despesas fiscais e morais de possuir uma loja de armas, se é policial, ou uma emissora de TV, se é político.

Em Açailândia, é a prática usual do prefeito Ildemar Gonçalves para a concorrências fraudulentas em licitações, ou seja, 99% das empresas que concorrem são ligadas a família do prefeito e no final fica tudo em casa. Basta verificar os processos licitatórios, onde é configurado que praticamente todas, sem exceção, empresas vencedoras são sempre as mesmas – uma vez é uma e outra vez é outra. Só o filho do prefeito, Ulisses Coutinho comanda cerca 7 empresas que prestam serviços a prefeitura de Açailândia.

As origens dessa profissão criminosa data de épocas muito antigas. Nessa época ainda era costume usar analfabetos e homens da caverna como laranjas. Estes ficavam com dívidas absurdas que até hoje pagam injustamente. Vale aqui ilustrar que a assessora de comunicação de Ildemar, “Duda Mendonça de Saias” seguindo os passos do chefe cometeu essa prática de crime com algumas funcionárias da Câmara Municipal de Açailândia e que hoje estão com seus nomes “sujos”.

Conta-se que Ramsés II, por não querer arcar com o IPTU da Pirâmide de Queóps, registrou a propriedade em nome de uma ONG que foi criada para seu irmão. Assim, os impostos eram drasticamente reduzidos ou inexistentes.

Onda de Privatizações
O “laranjal” de Ildemar mira agora nas instuições públicas. A idéia é aproveitar a subserviência da grande maioria de vereadores e legalizar concessões de até 30 anos em favor de parentes, claro que usando nomes de “Laranjas”. Primeiro foi nos transportes coletivos que bastou uma ação simples na Justiça para que a licitação fraudulenta fosse anulada. A empresa vencedora supostamente em nome de “Laranjas” de Ildemar fica localizada em um condomínio residencial e a garagem da casa cabe mal um fusca. Uma matéria completa sobre mais esse escândalo da administração Ildemar Gonçalves será postada aqui em breve.

O Matadouro Público Municipal e a Rodoviária é outro exemplo dos galhos do “Laranjal de Ildemar. Na última terça-feira vários Marchantes e Açougueiros que sobrevivem da comercialização de carne procuraram o vereador Juscelino Oliveira (PP) para pedirem socorro, pois entendem que essa privatização fraudulenta do Matadouro vai acabar com os seus sustentos e de suas famílias. Juscelino disse aos profissionais que jamais votará a favor de qualquer projeto que prejudique aqueles que lhe confiaram o voto. “Não consigo entender como é que o prefeito pode privatizar aquilo que nem existe ainda, pois temos conhecimento que o dinheiro na ordem de 1 milhão e meio de reais que já está nas contas da prefeitura é para construir um novo matadouro e o antigo será desativado; e outra é fazer uma concessão através de licitação se já sabemos que quem vai comandar no novo Matadouro é um empresário do Estado do Tocantins”, indagou um Marchante.

Laranjal de Ildemar Faz Escola
O Blog tomou conhecimento de mais uma artimanha laranjista envolvendo parentes do prefeito. A informação de fonte fidedígna dar conta que fora contratada uma nova empresa que presta serviços no ramo de informática e por preços muito maiores que antiga prestadora. Agora advinhem quem é o dono da Empresa!!! Nada mais, nada menos que o ex-secretário de educação e candidato a deputado de Ildemar, Sergiomar Santos. Pasmem caro leitor, o escândalo é ainda bem maior, o sócio de Sergiomar é outro sobrinho do prefeito, o tesoureiro da prefeitura Sílvio Gonçalves. Claro que seguindo ensinamento do “Chefe Maior”, Ildemar, algum “Laranja está a frente da empresa. Enfim, a empresa presta o serviço, emite a nota e o tesoureiro pega o dinheiro com a mão direita e efetua o pagamento para a mão esquerda.

Alô Promotor Especializado em Improbidade Administrativa, Dr. Teomário Serejo, está tudo as claras, é só querer agir.



Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Dr. Teomário é um anônimo. Todo dia os leitores da mídia livre de Açailândia ficam sabendo das aberrações que esse "Imperador" que comanda a quadrilha da prefeitura de Açailândia faz na cidade. E o Teomário (não posso dizer promotor,pois para mim promotor é aquele que luta pelas injustiças e falcatruas de determinado governo ou pessoa e esse tá longe de ser chamado de DR.Promotor) não mexe nem os olhos ficando totalmente inerte as denuncias e solicitações que pessoas e meios de comunicação livres e sérios que não recebem dinheiro da prefeitura para ficar calado perante os desmandos ou bajular o prefeito, achando tudo e todos lindos e maravilhosos.

Teomário - SE MEXE HOMI!!

R.SÁ - AÇAILÂNDIA