segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sociedade reage à bagunça instalada na eleição do Conselho Tutelar

Açailândia – Este Blog recebeu inúmeros comentários sobre a matéria que levou o título de “É preciso passar o Conselho Tutelar a limpo”. Algumas de grande relevância que com certeza podem contribuir para que se encontre em definitivo a solução para o problema instalado nessa que deveria ser a instituição mais importante em defesa da criança e do adolescente.

Outros comentários me deixaram abismado e consciente de que algumas pessoas envolvidas nesta eleição estão apenas olhando para seus próprios umbigos, e o que pior, envolvendo a politicagem nojenta e mesquinha que se infiltra em todos os processos eleitorais de Açailândia de maneira fraudulenta, seja ele de grande envergadura como os que envolvem COMUCAA e CONTUA, até os bem menores, mas que possuem a mesma importância, que são as eleições de associação de bairros.

Quem não viu o que aconteceu com eleição do SINTRASSEM, onde o vice-prefeito e secretários municipais usaram toda a estrutura pública para eleger uma chapa que pudesse ficar sob seus domínios.

Voltando aos comentários dos leitores destaco abaixo um que acredito poder representar a verdade real sobre o que pensa a sociedade a respeito desta bagunça em que está se transformando o CONTUA E COMUCAA.

Comentário de Anderson do Jardim América:

Trata-se de trabalho em excelência, qualidade e ações conexas, imparciais, justas, com elevado profissionalismo que resultaram em uma gama de atuações de grande relevância social, fato que levou toda a rede de proteção à criança e adolescente a ser destaque a nível nacional, pois, recentemente esta foi considerada a melhor do Estado do Maranhão, sendo citada até mesmo pelo Conselho Nacional de Justiça.

Os resultados não vieram por acaso, foi um trabalho árduo, difícil e que teve carência de recursos materiais, financeiros e humanos que ainda apresentam falhas que são possíveis de serem sanadas. Veja-se que as ações chamaram a atenção e ganharam confianças, credibilidade e respaldo perante toda a sociedade, vez que não fechou os olhos ou silenciou diante de agressores reconhecidos e importantes perante a sociedade (políticos, profissionais da saúde, empresários, religiosos, etc...), de maneira que muitas pessoas foram responsabilizadas pelas negligências ou abuso de direitos das crianças e adolescentes.

Os frutos foram muitos: credibilidade, confiança e apoio que a sociedade civil organizada e a comunidade passou a depositar nesta rede de atendimento à criança e adolescente, cuja base está no CONTUA e COMUCAA. Acreditamos que a forte interação e sintonia destes órgãos alavancaram todos os progressos e avanços, não apenas a ação de uma única pessoa.

Entretanto, é de chamar a atenção tudo que tem acontecido nas últimas semanas. Todos os fatos e comentários estão jogando por água abaixo todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos. Diria que está sendo jogado no lixo a credibilidade e confiança que os órgãos adquiram com tanta luta, vez que há um festival de acusações e tudo isso por conta de uma eleição.

Tudo isso desencadeado por uma discórdia, uma polêmica sem a menor razão de ser ou existir. Ela em nada engrandece ou acrescenta para a rede de proteção das crianças e adolescentes implantadas em nossa cidade. Tão elogiada e reconhecida, mas, agora sob suspeição por algo tão sem importância e sem qualquer fundamento lógico de ser ou existir.

Sou amigo pessoal e profundo admirador do Sr. Eduardo Hirata, pois, há muito tempo está empenhado nesta luta incansável e interminável. Desde os tempos mais difíceis e agora colhendo ótimos resultados pelo trabalho realizado. Pessoa de forte caráter e personalidade, acima de qualquer suspeita ou desconfiança. Porém, tenho que admitir que, infelizmente, ele é o pivô de toda essa discórdia. Deveria estar empenhado em combater as negligências e violações aos direitos das crianças e adolescentes e não atacar outros colegas do sistema. Vejo que ele está equivocado em sua forma de ver toda esta situação.

Acredito que o Sr. Eduardo Hirata age com a melhor das intenções, mas, estar analisando, neste caso específico, os fatos sob um ângulo errado. Talvez o cansaço ou estresse seja o causador dele agir desta forma.

Melhor seria o Hirata tirar umas férias, licença ou algo do tipo. Ou até o Sr. Siley pensar em afastar o companheiro de luta antes que ele provoque uma verdadeira derrocada. Esta na hora do COMUCAA agir, fazer algo para impedir que o Sr. Eduardo continue destruindo tudo que foi construído com tanta luta.

É hora de avançar e progredir. Chega de amadorismo e atraso. Vamos apoiar os vencedores e continuar o trabalho que tem sido excelente.

13 comentários:

Anônimo disse...

Alan, Jardim América


Oi Wilton, parabéns, seu blog é o mais popular e comentado da cidade indiscutivelmente.


Quanto a eleição do Conselho Tutelar, eu não vi motivo para tanto alarde e para contestação do resultado.

Pow, compra de votos? Eleições fraudulentas? O salário de um conselheiro não compensa esse esforço todo e poder que um conselheiro tem em mãos não compensa um investimento grande. Tou vendo muita paranóia nessa tese.

Velho, tem conselheiro(as) que a casa em que mora sequer está concluída, ainda faltando pintura em paredes, portas internas, etc. Ah! É muito sonho e ilusão essa tese de fraude.


Se houve fraude, ao meu ver ela pode ter acontecido na apuração ou soma dos votos, pois, na votação eu não vi nada excepcional.


Tá cheirando mesmo que o Eduardo Hirata, pessoa de reconhecida dedicação e trabalho, está tentando atingir alguém com algum objetivo político. Nada mais que isso.


É o que pensa este blogueiro aqui........

Anônimo disse...

Elisângela, Fergumar (Pequiá)

Eu ainda não tenho filhos, mas, olho para meus irmãos e irmãs menores e procuro ver o futuro deles. Quero algo bem melhor pare eles que foi para mim. A base de tudo é educação, família, saúde, dentre inúmeras coisas que as leis dedicam a todos e muito mais para os menores.


Vim para a cidade por causa do serviço a 5 anos. De início fiquei assustada com a diferença cultura e estrutural quando comparava com Araguari, Minas Gerais.

Com o tempo passei a ver que esta cidade tinha suas coisas boas, dentre elas o trabalho do Conselho Tutelar que é muito mais eficiente que muitas cidades de Minas Gerais.

Nesta última semana, para meu desprazer, tomei conhecimento de várias agressões praticadas por pessoas que deveriam cuidar de nossas crianças e adolescentes.

Fiz uma avalição com base nas conversas de ruas, serviços e dos blogs, onde fiquei convicta que o tal Eduardo Hirata meteu as mãos pelas pernas e fez muitas coisas erradas, além de não ter razão em nada que ele tenta pregar.

Eu nem sei por que esse homem ainda não foi afastado do COMUCAA e por que fala tanto lá dentro se é apenas um mero assessor. Ele devia apenas esperar o resultado das votações daquele conselho e acatar. Não ficar provocando toda essa situação que, concordo com o Anderson, apenas tirou a credibilidade e confiança que tínhamos no Conselho Tutelar.


Beijos

Anônimo disse...

Rosberg,


Siley acorda


manda logo o Eduardo Irata embora do COMUCAA.

Você não ver que o Irata tá acabando com todo o trabalho que foi feito até aqui.

Qui idéia louca essa de anular eleição, falar mal dos outros conselheiros.

Ele tá é de brincadeira com nóis.

Melhor você tomar uma atitude e afastar esse homem sem sensateiz, qui açailandia vai te agradecer muito

Kleber disse...

PORQUE OS DENUNCIADOS NÃO SE PRONUNCIAM, POIS GOSTARIAM DE SABER SE MINHA CANDIDATA ESTÁ NO MEIO DOS DENUNCIADOS... VOTEI NELA PELA SEGUNDA VEZ E VOTARIA DE NOVO!!!!

Anônimo disse...

A. R. S.

Eu concordo em parte com o que diz o Anderson, mas, apenas em parte.

Creio que ele está correto basicamente em todo seu pensar, mais ainda quando diz que Eduardo Hirata é o pivô de toda essa celeuma.

Eu só vejo que o Eduardo Hirata, como falou outra pessoa em comentários de outros artigos, que ele usou os candidatos não eleitos para atingir os candidatos eleitos e, reflexamente, a Gleide Santos.

Penso com absoluta certeza que o Eduardo Hirata não está fazendo isso sozinho, que tem peixe grande por trás mandando ele fazer tudo isso. Ele sabe que a denúncia foi instruída com pouquíssimas provas. Certeza que o Prefeito Ildemar está por trás de toda essa "bagunça" tentando interferir no CONSELHO TUTELAR, pelos seguintes motivos:
- Diante dessa onda de desmoralização de órgãos públicos, ele como gestor máximo do município já deveria ter tomado alguma atitude e não o faz;
- Ele está interessado em tudo isso, pois, pretende desmoralizar o Conselho Tutelar, vez que este é a única instituição do município que ele não consegue interferir e manipular, como fez na eleição do SINTRASEMA, Câmara Municipal, Imprensa e diversas associações de bairros;
- o Prefeito Ildemar não gosta dos atuais conselheiros, dos quais, três foram reeleitos, vez que foi fruto do trabalho da atual gestão que denunciou o Ildenor (irmão do prefeito), bem como um grupo de "peixes grandes", todos apadrinhados do prefeito, culminando em processo criminal e convocação para uma CPI que veio a esta cidade;
- O Eduardo Hirata sempre foi amigo do Prefeito Ildemar e esteve em todas as gestões, inclusive foi Secretário de Cultura, Conselheiro Tutelar e agora assessor do COMUCAA, mas, que no final é quem dá as cartas naquele conselho que deveria fazer deliberações e não o faz para simplismente acatar ordens do Hirata;
- Todos sabem que a acusação de reunião eleitoral realizada na casa da Gleide se tratou foi do aniversário do pastor da igreja daquela mulher, inclusive outros candidatos estiveram lá, mas, estranhamente apenas três candidatos reeleitos foram acusados de estar ali para captar votos e recursos financeiros.


Resta alguma dúvida que o Eduardo Hirata é peça na engrenagem engendrada pelo Prefeito Ildemar criou para atingir a Gleide Santos? É a política amigos

Anônimo disse...

Poliana


Desculpem-me, mas, eu não consigo ver o trabalho do Hirata.


Alguém pode me dizer um caso ou o nome de alguém importante denunciado após trabalho realizado por ele?


É o prefeito Ildemar que está por trás disso tudo aí mesmo.


Ele quer colocar conselheiros comprometidos em encobrir pedofilias, pois seu irmão todos já sabem.

Anônimo disse...

Eu não acredito que o prefeito iria perder tempo com isso, mais sim que o senhor Eduardo Hirata, que que entre uma das preferida dele. Ou seja Dione ou Lucinete...

Anônimo disse...

Com certeza toda essa baixaria a respeito da eleição do Conselho Tutelar é mais uma artimanha do Ildemar que não consegue engolir o fato de que Raimundo Rodrigues está saindo, mais deixará 3 Conselheiros de peso e vergonha na cara que não se curvarão diante das ameaças, desmandos e falcatruas deste que pensa que vive acima das leis, Ele está acostumado a mandar em tudo que é órgão desta cidade e não aceita o fato de que algumas pessoas não se vendem ou deixam corromper por favores políticos, como é o caso do Conselheiro Raimundo Rodrigues, Que durante os seis anos que esteve á frente deste Conselho sofreu todo tipo de pressão e até mesmo ameaças pelo simples fato de JUSTO, HONESTO E IMPARCIAL

Acho que toda essa baixaria não afetará a eleição do Conselho Tutelar. que tem tem e continuará a ter toda credibilidade da sociedade açailandense.mais concordo com a maioria das pessoas que escreveram falando que Eduardo Hirata não pode mais continuar á frente do COMUCAA.FORA PIRATA.

Anônimo disse...

Isso é malandragem pura do prefeito Ildemar

Ele que está por trás disso gente.

É muita coisa para ser feita na cidade realmente para ele se preocupar, mas, ele interfere em todas as entidades e instituições, inclusive na Câmara Municipal que vota o que ele quer e na hora que quer.


Imagina aí um Conselho Tutelar que denuncia o irmão do prefeito? Será que ele não tem interesse em colocar os deles lá? Saber tudo que está acontecendo e o trabalho a ser realizado de maneira "guiada" e orientada.


O Eduardo Hirata está sendo usado mesmo pelo prefeito para tentar desmoralizar pessoas que tem muito mais serviço prestado que se possa imaginar, além de contar com a confiança da comunidade que votou neles.


Essa denúncia sem provas tem apenas esse fim.

Anônimo disse...

Ana Lice


Eu ouvi dizer que a Edna teria feito campanha ilegal mandando entregar as contas de água do SAAE junto com seus santinhos.

Vejamos uma coisa - Quem iria mandar seu santinho com uma conta para o eleitor pagar? Você acha que o eleitor iria votar nesta pessoa? Que vantagem o candidato tiraria?

Depois dessa pensei que a candidata era muito sem inteligência em proceder desta forma e ainda contrariando a legislação.


Da forma que puseram na denúncia, eu jurava que Edna era dona do SAAE ou gerente. Logo descobri na cidade que ela não tem qualquer vínculo com aquela empresa.

Soube até que o SAAE pertence ao Prefeito Ildemar que o comprou por R$ 12 milhões de reais, utilizando para isso um testa de ferro, seu sobrinho ELSON que foi Secretário de Administração.


Com toda certeza, se alguém entregou santinhos junto com as contas do SAAE foi manipulado pelo pessoal do Prefeito Ildemar, através do Eduardo Hirata que é o articulador e "cagueta" dele lá dentro do Conselho Tutelar.

Certeza que tem o dedo do Prefeito Ildemar aí nesse negócio

Logo descobri que

ANTONIO S. disse...

OLHA EU ACREDITO QUE O PREFEITO ILDEMAR TEM MAIS O QUE FAZER, DO QUE FICAR SE PREOCULPANDO COM ELEIÇAO DO CONSELHO TUTELAR, E AINDA MAIS EM ANO POLITICO. ESSA FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VOTEI EM ELEIÇÃO DO CONSELHO E SÓ VOTEI EM DUAS CANDIDATA, UMA PORQUE É DA MINHA IGREJA E A OUTRA FOI DEVIDO O CASO DO PROFESSOR FRANCISCO, SOUBE QUE FOI DEVIDO A ATUAÇÃO DELA QUE ESTE SAFADO ESTÁ NO LUGAR ONDE ELE DEVERIA ESTÁ HA MUITO TEMPO.

Anônimo disse...

AI É QUE VOCÊ SE ENGANA MEU CARO ,O PREFEITO ILDEMAR METE O BEDELHO EM TUDO QUE É ORGÂO PÚBLICO DESSA CIDADE ACHANDO QUE A MESMA É A FAZENDA DELE E AS PESSOAS SÃO OS BOIS E VACAS DO SEU CURRAL. O ÚNICO ORGÂO VERDADEIRO AUTÔNOMO EXISTENTE NA CIDADE É O CONSELHO TUTELAR E GRAÇAS A ATUAÇÃO BRILHANTE DO CONSELHEIRO RAIMUNDO RODRIGUES QUE NOS SEUS DOIS MANDATOS FEZ VALER A LEI E NÃO SE CURVOU OU SE DEIXOU ABATER POR PRESSÕES, E AGORA QUE RAIMUNDO ESTÁ SAINDO CONSEGUE ELEGER UM GRUPO ALTAMENTE COMPETENTE E COMPROMETIDO COM AS CAUSAS SOCIAIS E O DIREITO DOS MENOS FAVORECIDOS. QUEM GANHA COM ISSO É A POPULAÇÃO QUE VAI PODER CONTINUAR CONTANDO COM PROFISSIONAIS JUSTOS E ÉTICOS E NÃO COM PESSOAS OMISSAS QUE SÓ SE PREOCUPAM COM O PRÓPRIO UNBIGO.

Anônimo disse...

Um prefeito que se intromete em tudo, tipo Câmara Municipal, SITRASEMA, COMUCAA onde o boleiro dele é o tal Eduardo Irata, quer realmente interferir nas eleições do Conselho Tutelar, afinal foram conselheiros de lá que denunciaram o irmão dele que é pedofilo, o tal Ildenor.


Tem o dedo do prefeito nisso sim, usando realmente o Irata que usa os bodes de pastos chamados conselheiros suplentes.


Como é que pode um simples assessor como o Eduardo Irata falar mais alto em um COMUCAA que, segundo comentários postados, tem conselheiros e é um orgão de deliberação?

Aquele Siley é um pomba-morta, cinceramente é um homem apagado demais.


As provas que tem contra a Edna foram forjadas pelo Eduardo Irata e a Dione, usando funcionários do SAAE cujo dono é o prefeito Ildemar.


o IRATA É MULEQUE DE RECADO DO PREFEITO COMO SÃO OS VEREADOR DE AÇAILÂNDIA