quarta-feira, 16 de junho de 2010

Confirmado: Gleide Santos está Inelegível

Tribunal de Contas do Estado contesta matéria publicada em vários jornais e blog’s da capital e do interior, de suposta fraude na lista de inelegíveis enviada ao TRE-MA e confirma que a ex-prefeita está na “Lista Negra do TCE.

CLIQUE NA IMAGEM E AUMENTE O ZOOM – Clique Esc e voltará ao normal.

Açailândia – Em matéria assinada por este blogueiro, vários jornais e blog’s da capital e do interior do Estado estamparam como destaque, em suas manchetes, a denúncia de uma suposta fraude na elaboração da chamada “Lista Negra”, enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último dia 27, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

A tal “lista dos inelegíveis” serve para subsidiar a justiça eleitoral, a não homologar registros de pretensos candidatos com contas reprovadas nos últimos cinco anos, exceto, com a obtenção de liminar ou tutela antecipada para suspender os efeitos da rejeição de contas, conforme estabelece a Súmula nº. 01 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A suspeita deveu-se pela inusitada ausência do nome da ex-prefeita Gleide Santos (PMDB) da lista de ex-gestores de Açailândia com “fichas suja”. Gleide Santos teve suas contas reprovadas pelo TCE-MA e pela câmara municipal de Açailândia no ano passado.

O escândalo só veio à tona graças às fanfarronices do ex-senador e pré-candidato a Deputado Federal, Chiquinho Escórcio (PMDB), que bem antes da divulgação da afamada “lista negra”, andou em Açailândia em companhia da Governadora do Estado, Roseana Sarney, onde afirmou ter feito um acordo de dobradinha com a ex-prefeita, Gleide Santos, declarando publicamente que o nome de sua parceira jamais seria incluído na famosa “lista dos inelegíveis” do TCE, o que mais tarde infelizmente veio se confirmar. (Reveja a matéria completa clicando aqui!!!)

Na edição de ontem (15), no Jornal Atos e Fatos, de grande circulação na capital do Estado, foi estampada uma nota do TCE-MA, negando a fraude, dando explicações e confirmando o nome da ex-prefeita de Açailândia Gleide Lima Santos, na lista de inelegíveis, portanto impossibilitada de disputar as eleições de outubro próximo. (Clique na imagem e aumente o zoom, depois clique Esc e volte ao normal).

Na nota o TCE diz que as denúncias não possuem fundamento. Primeiro porque o TCE tem até o dia 05/07/2010 para informar os nomes dos gestores ou ex-gestores que estão na lista negra das contas desaprovadas. O que ocorreu é que o TCE encaminhou, a pedido do Ministério Público, antecipadamente, uma lista preliminar em que não estava incluído o nome da ex-prefeita Gleide Santos.

A nota ainda acrescenta que, em 14/05/2009 a câmara municipal de Açailândia comunicou ao TCE a desaprovação das contas da ex-gestora, que foi lida em sessão do Tribunal de contas no dia 20/05/2009. Por outro lado as contas da ex-prefeita Gleide Santos não estavam no sistema eletrônico porque ela exerceu mandato de prefeita no período de janeiro a outubro de 2007, assim, suas contas estavam juntas com as de Jeová Alves, também, ex-prefeito de Açailândia. A nota afirma ainda que a ex-prefeita Gleide Lima Santos está sim, na “Lista Negra do TCE”.

O jornalista Udes Cruz acrescentou á nota do TCE o seguinte texto: “Como eu conheço o trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, sei que, ali, não é dispensados nem parentes muito próximos de Conselheiros que ocupam importantes cargos no mesmo Tribunal”.

Enfim, o que se percebeu era que a “casinha” estava armada por Chiquinho Escórcio e não se sabe por mais quem, dentro do Tribunal de Contas do Estado.

Como o fato veio à tona e caiu como uma bomba nos braços de todos os Conselheiros, o TCE voltou atrás imediatamente e aproveitou o favorecimento da data, 05/07, como prazo limite para reenviar a lista.

Na gíria comum entende-se assim: “Vamos jogar o barro na parede, se colar”!

Como este blogueiro estava atento à famosa “Lista dos Inelegíveis”, mais uma vez a imprensa presta um relevante serviço à sociedade, ou seja, contribuir para que candidatos “fichas sujas” fiquem fora da disputa eleitoral, também no Maranhão, e porque não?

Nenhum comentário: