terça-feira, 17 de agosto de 2010

Em Açailândia: semana de denúncias dos conflitos gerados pela Vale‏

Os Missionários Combonianos e a Paróquia São João Batista de Açailândia – MA realizam de 18 a 21 de agosto a “Semana Cultural Justiça nos Trilhos”. Quatro eventos em Açailândia ajudarão a população a refletir sobre a vida e o futuro de nossa região. Se o progresso tem o preço do desemprego, da poluição, de acidentes e violência ambiental... Isso não vale!

“Não Vale” é o título de um filme-documentário do cineasta italiano Silvestro Montanaro, que apresenta fortes denúncias sobre o impacto da Companhia Vale do Rio Doce ao longo do corredor de Carajás. O filme já está circulando pelo Brasil todo, especialmente nos estados de Pará, Maranhão, Minas Gerais e Rio e Janeiro, sede dos maiores empreendimentos da Vale no Brasil.

Em Açailândia, o filme “Não Vale” será apresentado:

Quarta-feira 18, na Vila Capelloza – na sede do CIFEC às 19.30;

Quinta-feira 19, na Vila Ildemar – no salão da Paróquia São Sebastião às 19.30;

Sexta-feira 20, no Piquiá – na escola Darcy Ribeiro às 19.30.

O grupo Juventude pela Paz (Jupaz) de Açailândia estréia na mesma semana com uma peça teatral sobre esse tema, sob a direção de Xico Cruz.

“Que trem é esse?” é uma peça construída a partir da pesquisa em cinco municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Dá voz à resistência do povo em situações de conflito com a Vale e aos sonhos de comunidades que anseiam por um novo modelo de desenvolvimento.

A estréia da peça “Que trem é esse?” será sábado 21 às 19.30, no salão paroquial da igreja São João no bairro do Jacu.

Nessa semana cultural a pesquisa e a arte se unem, num precioso e provocante trabalho de denúncia, em busca de mais justiça e respeito para a vida em toda nossa região!

Açailândia, 16 de Agosto 2010

Missionários Combonianos
Paróquia São João Batista

Contato:
Tel. 99-3538.1787
Cel. 99-8112.8913

Nenhum comentário: