segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exclusivo: Ildemar entrega RH da prefeitura de Açailândia nas mãos de acusados de fraudar licitações em nove municípios do Maranhão.

PREFEitura2 (2) Açailândia - Almir Costa Lima e Seléucia Oliveira Rodrigues Lima proprietários da empresa ASTECON, segundo informações, seriam os responsáveis pelo resultado da auditoria que teria constatado uma verdadeira roubalheira no RH da prefeitura de Açailândia, através de uma folha de pagamento paralela na ordem de mais de 80 mil reais por mês.

Os dois empresários que seriam ligados ao alto escalão de Ildemar, foram presos pela Polícia Federal na Operação Rapina deflagrada em dezembro de 2007 por desvio de dinheiro público e agora, com o mesmo “dedo sujo”, apontam irregularidades cometidas supostamente por uma única servidora (Ex- Chefe do RH), quando se tem também informações fidedignas de que trata-se de uma quadrilha composta por mais de 15 pessoas.

Ildemar pronta Depois de quase dois anos que tomou conhecimento do desvio de dinheiro dos cofres da prefeitura de Açailândia só agora Ildemar resolveu, primeiro encontrar um bode expiatório, para em seguida colocar, literalmente, “raposa cuidando de galinheiro”, ou seja, acusados e presos por desvio de dinheiro público investigando e apontanto culpados pela dilapidação do erário público no setor de RH que é responsável por gerir, todos os meses, mais de 5 milhões de reais.

A reportagem de de Itevaldo Júnior  e Waldirene de Oliveira para O Estado do Maranhão revelou em dezembro 2007 um mega esquema de desvio de dinheiro público descoberto pela Controladoria Geral da União (CGU) em nove prefeituras do Maranhão - desmontado pela Polícia Federal na Operação Rapina, o esquema era comandado pelos donos dos escritórios de contabilidade Ecoplan-Emplan e Conpub.

"Os chefes da quadrilha eram os contadores. Eles montavam todos os processos das licitações fraudulentas", foi o que declarou na época o superintendente da PF, Gustavo Gominho, ao divulgar os nomes dos 102 presos na Operação Rapina.

Entre os envolvidos no esquema e que também foram presos pela Polícia Federal na Operação Rapina são Almir Costa Lima e Seléucia Oliveira Rodrigues Lima, proprietários da empresa Astecon que na surdina supostamente teria vencido o processo licitatório que garantiu o direito de auditar, fazer trabalho de consultoria e administrar o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Açailândia.

O Processo de passagem do comando do RH para ASTECON ainda está em andamento e ainda pode na calada da noite mudar de mãos, ou somente haver uma troca de “Testas de Ferro”, como é muito comum nesta administração, mas como o objetivo deste Blog é tão somente alertar as autoridades que preferem “Deitar em Berço Esplêndido” e deixar todo erário público descer pelo ralo, cumpre-se o seu papel.

É muito simples, basta o Ministério Público exigir que o prefeito Ildemar apresente o resultado da auditoria efetuada no Departamento de Recursos Humanos da prefeitura de Açailândia.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos!!! Esta Novela pode terminar em final feliz – tomara que seja para a população sofrida de Açailândia.

11 comentários:

Anônimo disse...

é facil voces ficarem colocando culpa em uma pessoa que nao tem nada haver com isso, o Ildemar rouba e agora vem surgindo mentiras sobre roubo de uma funcionaria. me poupe... estao apenas acabar com a vida de uma pessoa honesta e simples

Maria de Jesus disse...

ela não é honesta meu amigo Antonio, tem mais coisas ai que eu sei de outro departamento e Municipio. A mascara dela tem que cair, será que vc é da equipe dela? para ficar se doento?

Anônimo disse...

Quem roubou eu naão sei,só sei funcionario com tanta farra ,carro novo e dinheiro nao é so salario

Anônimo disse...

É impossível falar de honestidade hoje nesse país, sabemos disso .. mas isso não nos cabe julgar, pela leituras que fazemos sem ter entendimento do real caso. Acusar é uma coisa séria, entretanto, não nos cabe o direito de denegrir a imagem de ninguém, sem antes ter conhecimento de causa. Espero que poste esse comentário, ou vc é tão honesto que faz antes a peneira ?? dos comentários que irá postar.

Anônimo disse...

Seleucia é responsavel pela a contabilidade da Secretaria de Educação de Açailândia a mais de cinco anos veja abaixo oque ela fez com as contas do fundeb em outros muncipiose em 2007 segundo a Policia Federal:

Relatório da Polícia Federal (PF) sobre a “Operação Rapina”, mostra que as investigações começaram com uma auditoria feita pela CGU no município de Arame quando detectou-se fraude na merenda escolar e fortes indícios de desvios de recursos federais.

A partir daí constatou-se um esquema parecido em Paulino Neves, Buriti, Vitorino Freire e Trizidela do Vale, todas eles utilizando notas frias praticamente das mesmas empresas para justificar gastos.

O juiz federal Ney Bello autorizou então a quebra do sigilo telefônico da Eplan/Ecoplan, de propriedade do empresário Waldely Leite de Moraes, cabeça do esquema junto com o filho Luciano Moraes, e José de Ribamar Romão Borges, dono da Conpub, responsável pela montagem dos processos fraudulentos.

Segundo a PF, Romão tinha um software só para produzir essas fraudes. Esse software criava a documentação necessária para a montagem das licitações. A quadrilha fraudava até o “Diário Oficial” com objetivo de criar processos licitatórios forjados.

Mais de 300 empresas de fachadas participavam do esquema, mas a PF priorizou algumas para facilitar o trabalho. O restante será investigada num procedimento próprio. Alguns membros da quadrilha usam de várias artimanhas para citar o recebimento de propina. Entre os termos utilizados estão “espigas de milho” e “manga” (dinheiro).

Ao saber de que a Controladoria Geral da União (CGU) faria algumas fiscalizações, os membros da quadrilha se antecipavam e ofereciam seus serviços aos prefeitos para amenizar a possível comprovação de irregularidades “produzindo” prestações de contas fajutas.

“Interessante aventar a maneira execrável utilizada por Seleucia Oliveira Rodrigues (dona da empresa Astecon) para induzir as crianças a afirmarem que receberam merenda escolar, assegurando àquelas crianças, que caso não mentissem, nunca mais iriam receber merenda, podendo a CGU, inclusive, fechar as escolas impedindo que as crianças voltassem a estudar”, diz o relatório.

Anônimo disse...

Aguarde noticias sobre o tesoureiro Silvio Batista da prefeitura de Açailandia, de prestador de serviços falido a propriedatário de uma fortuna estimada em 04 milhões em menos de seis anos.

Anônimo disse...

EM breve mais informações sobre a Sra, Seleucia Notas Frias Oliveira Rodrigues, e sua participação na contabilidade da Secretaria de Educação do Municipio de Açailândia. e seus filhos que estão na folha de pagamento desta secretaria sem trabalhar!

Anônimo disse...

A POLICIA FEDERAL INVESTIGOU 33 EMPRESAS QUE FARIAM PARTE DO ESQUEMA DE VENDA DE NOTAS FRIAS, MAS CITOU QUE SERIAM MAIS DE 300, QUE SERIAM INVESTIGADAS POSTERIORMENTE. PASSADOS QUASE TRES ANOS DA OPERAÇÃO RAPINA, SEQUER SE TEM NOTICIA DE QUE TENHA SIDO ABERTURA ALGUM INQUERITO A RESPEITO. OU ESSA ACUSAÇÃO NÃO TEM FUNDAMENTO OU O OBJETIVO DESSA OPERAÇÃO ESTAVA VOLTADA APENAS PARA COMPROMETIMENTO DE TEMA E DE WALDELY.MAIS UMA COISA, SABE-SE QUE A FESTA NA TCE PARA APROVAÇÃO DE CONTAS CONTINUA "TUDO DANTES COMO NA TERRA DE ARANTES" E CONTRATOS JURÍDICOS QUE ERAM CELEBRADOS EM NOME DE FILHO/VICE-PREFEITO DE CONSELHEIRO, APENAS FORAM REPASSADOS PARA LARANJAS.

Anônimo disse...

Afinal de conta kd o prefeito desta cidade, que até agora não se manifestou??? As secretarias têm gente de mais pra pouco trabalho, sendo que, tem até gente recebendo uma bolada ,você sabe para quê????Só para ficar viajando conhecendo o mundo inteiro sem gastar nem um tostão, todas despesas pagas com dinheiro público.E os funcionários que trabalham 8 horas sofrido pra ganhar um salário, que não chega nem a 500 reais, pois não sei de onde vem tanto descontoé de INSS, Sindicato etc, que nunca está do lado do trabalhador.

Anônimo disse...

wiltom lima a calamidade de agua aqui no Jardim gloria 3 nos estamos pegando agual na biquera de casa pra tomar banho nem pra beber nos banhamos com uma caneca de agual todo mundo esta reclamando. faza alguma coisa wiltom limo .neura

Unknown disse...

wulton lima nos estamos aparando agua da bica de casa wiltom lima