domingo, 21 de novembro de 2010

Cai chuva de “Granizo” em Açailândia

granizo 1 Açailândia – o fenômeno natural aconteceu por volta das 10 da noite de ontem (21) e deixou a população assustada com as pedras de gelo que caiam com muita força nos telhados.

Várias pessoas flagaram o acontecimento, como foi o caso do Blogueiro Gilberto Freire que fez questão de fotograr algumas pedras de gelo na sua própria mão.

O granizo (ou saraiva) é um fenômeno metereológico, que consiste numa precipitação de pedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis.

Os granizos grandes podem estragar as plantações, furar tetos, amassar carros e quebrar pára-brisas. O recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, durante uma tempestade que matou 92 pessoas. As pedras de gelo pesavam de quase 5 kg e caiam com velocidades próximas de 150 metros por segundo. Ninguém soube explicar tal evento, que ainda hoje causa muita discussão entre os especialistas.

Não se tem notícia que tal fenômeno já tenha ocorrido em Açailândia, o que deixa a população apreensiva com as próximas chuvas que cairão na região.

Um comentário:

Anônimo disse...

O fenômeno já ocorreu sim em Açailândia, foi nesta mesma época no ano de 1994.

Att.

Janio