segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Oito índios são presos pela Polícia Federal no Maranhão

Grupo teria participado de bloqueio na rodovia BR-226. Indígenas também são suspeitos de assaltos, tráfico de drogas e homicídios.

Do G1, em São Paulo

Oito índios foram presos pela Polícia Federal no interior do Maranhão, na madrugada desta segunda-feira (22). O delegado Luís André Almeida disse ao G1 que a PF decidiu cumprir os mandados após um protesto que bloqueou a BR-226. “Os indígenas vem fazendo esse tipo de bloqueio de forma recorrente. Há acusações das populações locais de que os índios estão envolvidos em assaltos e outros crimes, como assaltos, estupros, tráfico de drogas e homicídios.”

Foram reunidos 36 mandados de prisão contra índios emitidos pela Justiça de Barra do Corda (MA) e Grajaú (MA) há mais de um ano. “A idéia foi restabelecer a ordem, cumprir mandados de prisão, tirar pessoas que estavam com prisão decretada de circulação para que a gente pudesse voltar à normalidade na região, evitando que essas pessoas praticassem crimes”, afirmou Almeida.

Dos 36 procurados, 1 já estava preso e outros 3 estão mortos. Outros 24 são procurados. Novas diligências serão organizadas para cumprir esses mandados.

O grupo foi levado para a sede da PF em São Luís.

Nenhum comentário: