segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Desabafo do Blogueiro: Não vou virar refém de uma oposição jornalística anárquica...

DSC03621 Açailândia – Apesar de não ser formado em jornalismo tenho de ofício a imprensa como sustento e satisfação pessoal, busca incessante de todos os profissionais das mais diferentes áreas do trabalho. Mas tudo precisa ser feito de forma que o prazer e as responsabilidades sejam intrínsecos para que possamos alcançar nossos objetivos propostos ao longo dessa profissão.

É desta forma que cumpro a minha missão precípua de levar a verdade, pois como imprensa não se tem outra missão se não a de dizer a verdade e de propor os melhores frutos de uma administração. Se o Governo faz mal, é necessário contestá-lo e obrigá-lo a fazer bem; se faz pouco, é necessário instigá-lo a fazer mais; se tem más tendências, é necessário combatê-lo; se as tem boas, é necessário animá-lo.

Por outro lado, em hipótese alguma, deixarei que críticas infundadas sobre o meu caráter fiquem sem respostas, bem como, não deixarei que pressões me transforme em uma oposição jornalística anárquica, sem propósitos e sem a busca do bem comum.

Leitores anônimos estão deixando seus comentários que soam como forma de pressão aos valentes blogueiros que mesmo com os resultados positivos alcançados, ainda estão longe de atingir os objetivos que atendam a necessidade da população.

DSC03666 Me refiro à críticas feitas há vários pessoas que participaram de um momento festivo em comemoração a vitória do vereador Aluísio Silva Sousa (PSDB) à presidência da câmara para o biênio 2011/2012, no qual este blogueiro fez questão de participar á convite pessoal do anfitrião da festa. Não é segredo para toda a classe política da região tocantina, que faço oposição aos desmandos praticados por Ildemar e seu grupo político em Açailândia, no entanto, sempre fiz questão de manter o respeito a todos eles e a recíproca vem mantendo-se verdadeira, apesar da perseguição de alguns seguimentos.

A Imprensa oposicionista, isso em todo o Basil, são habituadas a impor, a não dialogar e aceitar apenas as propostas que consideram que são boas nas perspectivas deles, pois muitos consideram-se donos da verdade e para que isso não aconteça devemos nos policiar. Não podemos confundir oposição com alucinações, com gestos tresloucados e calúnicas infundadas – precisamos estar com os pés no chão.

Repetindo o comentário que deixei em um dos post´s do blog Língua Grande, não escrevo para agradar A, B ou C e minha vida social só diz respeito a mim próprio. Além do mais, "o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito”. Então não será através de críticas que mudarei meus hábitos, modo de escrever ou mudarei a escolha de amizades, mesmo que para isso tenha que ouvir: “me diga com quem andas que direi quem és”.

DSC03651 Nunca me escondi através de um anonimato, por isso já sofri todos os tipos de ameaças, mas também não critico quem usa desse meio. Quando me propus a participar da comemoração do vereador Aluísio, o fiz de forma clara e transparente, estava rodeado de alguns poucos amigos, que acredito ser verdadeiros e que faço questão de mais uma vez repetir, tenho muito respeito e apreço.

Inclusive, atendendo a convite e de livre espontânea vontade, posei para fotos com o novo presidente (Aluísio) e o antigo (Hélio Santos) – devemos respeitar as autoridades, diz a Bíblia. Por conta disso, teve gente dizendo até que a partir daquele momento passaria a desconfiar de minha conduta. Seria muito mais cômodo aceitar as desconfianças dos leitores e esquecer essa luta solitária e simplesmente ser igual a todos, sem desmerecer de forma alguma, qualquer outro colega de imprensa – e quem sabe assim, não pudesse repensar os meus conceitos de verdade, equidade, generosidade, luta, sofrimento e principalmente honestidade!

Enfim, caro leitor, depois de tanto encher seu saco com esse desabafo, deixo um pensamento do Escritor português António Rodrigues Sampaio, em sua obra Revolução de Setembro, de 6 de Dezembro de 1850: “A imprensa que se inspira e não inspira é sem inteligência e sem vontade, é um instrumento mecânico, não é uma potência de alma, recebe mas não dá, registra mas não discute, conta mas não explica a razão dos acontecimentos, fala mas não pensa, é papagaio e não homem – só diz o que ouve dizer, não tem vontade própria, porque só quer o que os outros querem, abdica, porque não sabe pronunciar um voto. A imprensa é a prática da liberdade. Como todas as coisas humanas tem vantagens e inconvenientes, destrói e edifica, corrompe e moraliza, ilude e desengana, cega e esclarece. A imprensa não é um homem, não é um livro, não é um jornal, é uma instituição, é o parecer escrito de todos os homens, é a apreciação e o produto de todos os livros, é a opinião contraditória de todos os jornais. A imprensa não é um indivíduo, é um corpo coletivo que é avaliado pelo resultado geral dos seus atos”.

7 comentários:

Nilton Sumiu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Encontre Artista disse...

Ei Wiltom, concordo em grau genero e numero, acho que deveriamos deixar isso de lado e continuar nosso trabalho que diga-se de passaem não pára, ao contrario dos intentos politicos que aparecem nestes periodos como já é de conhecimento de todos. o Lingua Grande ta tentando manipular as vidas das pessoas com ameaças de recebimentos de verbas, ele só esquece que ele é o que mais recebe para escrever em blog, e há qualquer momento os Cachorros loucos vão tirar a mascara dele e ai coitadinho do linguarudo, vai ficar caladin, caladim, to sabendo que tem um suplente de deputado por trás dele. nenhum de nós temos o intuito de revelar a identidade do covardizinho linguarudo, mais se ele coninuar asin, parece que vai ser o jeito mostrar que a gente não faz apenas conjecturs, também sabemos quem é quem no jogo do bicho.

Abraços do Freire, estamos juntos nessa, força para Açailândia andar.

Anônimo disse...

Caros amigos, suas palavras são de extrema preocupação, peço a vocês que façam uns exames de nervos, pois está estranho seu comportamento contra os linguas.Acho que eles são seus amigos como já dissemos vocês nunca nos viram mas mesmo assim admiramos voces que fazem oposiçãoe e mostra a realizdade de açailandia. Um dia voces teram o prazer de nos conhecerem pessoalmente e será um grande prazer conhecelos. Só te dando uma dica existe um medico que nos ajuda e um ex vereador tambem ....

Agora todo este odio só tem uma explicação:
Inveja é um dos sentimentos que pode causar as maiores dores no ser humano. Geralmente, quando existe uma estima de algum objeto de desejo, e ainda se este der status, a inveja se instala. (Diz-se objeto de desejo para coisas não palpáveis também).
Somos seus amigos como já dissemos abraçaos procure o primo do ex prefeito Leonardo Lourenço de Queiroz, ele é um otimo psicologo.
Abraços: Colaborador,graduado em gestão hospitalar e estudante de Economia numa Faculdade de...... Imperatriz(Antonio G. S. Pericles)

Anônimo disse...

CREDIBILIDADE
Um dos atributos mais importantes das relações humanas, difícil de se ganhar, facílimo de se perder. Exige cuidado.
Credibilidade. É a característica da pessoa em quem se pode acreditar; que é confiável.

Sem credibilidade nós não somos aceitos em lugar algum, e em nenhuma situação. Um casamento não se sustenta sem credibilidade – não se mantêm clientes, funcionários não prosperam, não se obtém crédito ou empréstimos, tudo pode sofrer muito por falta de credibilidade.

Como obter credibilidade e fazer que as pessoas creiam em nós e nos serviços que prestamos?

Não é coisa que se consiga de um instante para outro. Leva tempo. É lento. Exige paciência. É uma conquista. Não depende só de propaganda, mas de atitudes corretas e confiáveis. Não basta sair falando que se é de confiança. Desenvolve-se minuto a minuto, dia após dia, consumindo meses, anos, às vezes décadas inteiras. Só se alcança credibilidade através de atitudes repetidas e constantes de lisura e transparência, sem nunca parar.

Mesmo que doa; mesmo que transpareça uma desvantagem temporária, verdade é a única garantia de conforto e paz no longo prazo.

Aliás, este é o aspecto mais esquisito da credibilidade: leva-se uma vida inteira para conquistá-la, mas poucos segundos para perdê-la. E daí? Nada mais resta. Quem a perde tem de se esforçar cem ou mil vezes mais para reconquistá-la, correndo o trágico risco de não mais conseguir. Portanto querido wilton Lima pode ser a sua posição hoje.
Não defendo partes nem ante partes mas defendo a moral acima do pessoal se o pessoal for amim mesmo, espero não manchá-la, portanto você deve correr atrás de sua credibilidade pois ela está se esvaindo aos poucos, seja de dura cerviz neste caso, mas nada é para sempre, sua historia com alguns políticos da cidade é conhecida. Portanto você estava dando a volta por cima, não deixe isso sair pelos ralos da vida, devido como suas próprias palavras a benesses dos políticos.

amigo dos blogueiros

Anônimo disse...

CREDIBILIDADE
Um dos atributos mais importantes das relações humanas, difícil de se ganhar, facílimo de se perder. Exige cuidado.
Credibilidade. É a característica da pessoa em quem se pode acreditar; que é confiável.

Sem credibilidade nós não somos aceitos em lugar algum, e em nenhuma situação. Um casamento não se sustenta sem credibilidade – não se mantêm clientes, funcionários não prosperam, não se obtém crédito ou empréstimos, tudo pode sofrer muito por falta de credibilidade.

Como obter credibilidade e fazer que as pessoas creiam em nós e nos serviços que prestamos?

Não é coisa que se consiga de um instante para outro. Leva tempo. É lento. Exige paciência. É uma conquista. Não depende só de propaganda, mas de atitudes corretas e confiáveis. Não basta sair falando que se é de confiança. Desenvolve-se minuto a minuto, dia após dia, consumindo meses, anos, às vezes décadas inteiras. Só se alcança credibilidade através de atitudes repetidas e constantes de lisura e transparência, sem nunca parar.

Mesmo que doa; mesmo que transpareça uma desvantagem temporária, verdade é a única garantia de conforto e paz no longo prazo.

Aliás, este é o aspecto mais esquisito da credibilidade: leva-se uma vida inteira para conquistá-la, mas poucos segundos para perdê-la. E daí? Nada mais resta. Quem a perde tem de se esforçar cem ou mil vezes mais para reconquistá-la, correndo o trágico risco de não mais conseguir. Portanto querido wilton Lima pode ser a sua posição hoje.
Não defendo partes nem ante partes mas defendo a moral acima do pessoal se o pessoal for amim mesmo, espero não manchá-la, portanto você deve correr atrás de sua credibilidade pois ela está se esvaindo aos poucos, seja de dura cerviz neste caso, mas nada é para sempre, sua historia com alguns políticos da cidade é conhecida. Portanto você estava dando a volta por cima, não deixe isso sair pelos ralos da vida, devido como suas próprias palavras a benesses dos políticos.

amigo dos blogueiros

Anônimo disse...

Pô Wilton tu é oposição ou aliado, tome uma posição, todos sabemos q vcs todos são amigos mas não pensava q num meio de uma guerra tu iria tomar a benção a eles...

Anônimo disse...

olá, vi ao teu blog para dar a todos um óptimo 2011!
Adeus