segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Incra exonera superintendente e servidores envolvidos no desvio de mais de R$ 4 milhões para assentamentos no Maranhão

Do Imirante

incra1 Após a deflagração da Operação Donatários, da Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU), o superintendente regional do Incra no Maranhão, Benedito Terceiro, o ouvidor agrário estadual, Rui Alcides, e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos no Estado, Vicente da Silva, foram exonerados de suas funções pelo presidente do Incra, Rolf Hackbart.

Eles são acusados pela Polícia Federal de desviar mais de R$ 4 milhões de recursos que eram para construir e reformar casas em 16 assentamentos rurais maranhenses.

Em nota, o Incra diz que a decisão de exonerar os três servidores “visa garantir uma apuração isenta, transparente e célere dos indícios de irregularidades apresentados pela investigação da PF e da CGU”.

O servidor Luiz Alfredo Soares da Fonseca será nomeado, interinamente, superintendente do Incra no Maranhão, a partir da segunda-feira (28).

Também na segunda-feira, uma equipe do Incra será deslocada para o Maranhão para dar encaminhamento a uma auditoria interna que já estava em andamento. Em novembro de 2010, um levantamento sobre o pagamento de crédito aos assentados foi realizado e os servidores envolvidos na aplicação dos créditos foram notificados a prestar contas.

A direção nacional do Incra, na nota, reafirma que tem “o dever de apurar todos os indícios de irregularidades nas ações de servidores da autarquia e se coloca ao lado dos órgãos de controle pela defesa do patrimônio público e transparência da gestão”.

Nenhum comentário: