quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Revelação de e-mail deve provocar 60 demissões na Vale

A revelação feita pelo blog do e-mail criminoso, onde o funcionário da Vale Paolo Coelho sugere a cobrança de propina das empresas contratadas, deve levar à demissão de cerca de 60 pessoas da mineradora e consultores da multinacional. A informação é de fontes da Vale e de firmas contratadas pela companhia.

“Vamos botar para quebrar com a WO (Engenharia) nesta medição. Queremos é o nosso pagamento senão vamos quebrar. Vamos arrepiar na próxima reunião de planejamento. Conto contigo chegado porque minhas economias tão no limite. Não podemos jogar fora tudo que já arrecadamos com os outros, com o nosso salário não da nem pra pegar ônibus”, diz Paolo no e-mail a Luciano Monte, da Concremat, firma que fiscaliza os contratos da mineradora com as contratadas (reveja aqui ou leia abaixo).

Segundo as fontes, a divulgação da mensagem eletrônica foi bombástica porque seria uma prova irrefutável do que verdadeiramente acontece nos bastidores da mineradora. “Não fosse esse e-mail, a Vale ia jurar de pés juntos que o problema era na WO. Você matou a cobra e mostrou o pau”, disse um dos informantes.

De acordo com as fontes, toda a alta direção da mineradora está em São Luís onde foi criado uma espécie de “comitê de crise”. Os diretores passam o dia em reuniões intermináveis na sede da empresa no Itaqui. “A Vale está praticamente parada. Está difícil se falar com algum diretor”, dizem os informantes.

Eles, no entanto, não acreditam na vinda do presidente Roger Agnelli agora ao Maranhão, conforme sugeriram diretores que procuraram ontem por telefone o deputado Pinto Itamaraty (PSDB). Agnelli anda fragilizado diante do Governo Federal. A intenção do Palácio do Planalto é substituí-lo da direção da empresa. Por conta disso, o presidente não estaria querendo associar seu nome à crise gerada no Maranhão.

Ontem Luiz Fernando Lundeiro, diretor de Operações de Logística Norte, e Ricardo Punto, diretor da Área de Contrato, procuraram o deputado Gastão Vieira (PMDB) para dar explicações na próxima sexta-feira. O deputado fez discurso ontem na Câmara denunciando o caso. Hoje à tarde a Vale vai realizar uma audiência para alguns convidados. Pinto Itamaraty foi convidado mas ainda não é certa sua presença.

A intenção da mineradora e tentar abafar no nascedouro uma possível investigação na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. No exercício da presidência da poderosa Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Edinho Lobão (PMDB), já afirmou que convidará a direção da Vale para explicar a quebradeira de empresas no Maranhão e Pará no Senado.

Segundo as fontes, a divulgação do e-mail atinguiu em cheio também a Concremat. A consultoria foi contratada por milhões pela Vale para fiscalizar os fatos que estão sendo denunciados. “No momento em que é revelado a participação de um funcionário da Concremat num suposto pagamento de propina ela se acabou”, dizem.

Releia abaixo o e-mail bombástico onde Paolo Coelho, peixe pequeno em toda essa história, faz referências aos gerentes da WO, Rogério Belfort e Alessandro Lima; a Raul Rolim (gerente de área da Vale); Neto (gerente-geral da Vale), Vicente (engenheiro da Vale); Júnior (ex-funcionário da Vale que iria trabalhar na WO em Açailândia); e Rodrigo Coji (gerente de contratos da Vale em Marabá-PA).

“Paolo Coelho/Sls/Vale
20/09/2010 17:29
Para:luciano.monte@concremat.com.br
cc Assunto: Medição WO

Luciano,

Vamos botar para quebrar com a WO nesta medição, não pode passar de 30% do que eles te mandarem, vamos cortar tudo de novo e não precisa perder tempo levantando nada. Esses caras tem que entender que não precisamos da presença de diretorzinho em nossas obras enchendo o nosso saco. Queremos é o nosso pagamento senão vamos quebrar. Olha aí mais essa de primeira mão, até os fornecedores parceiros os sacanas do Rogerio e Alessandro tão baixando tudo quanto é preço e desse jeito não vai sobrar nem a nossa comissão. Nunca tinha visto empresa de trecho não querer bancar putaria da fiscalização, e olha que é pro bem deles, isso é muita sacanagem. Ano que vem ter que ser tudo diferente, a gente já tem que negociar na assinatura da OS. Esses caras tem que sair correndo daqui de Marabá e não podemos passar de outubro, já foram 4 meses e até agora nada, imagina que esse fdp do Rogério disse que estagiou na ferrovia, mas pelo jeito não aprendeu como funciona as coisas. Já fechei com o nosso pessoal e acerta aí com os teus chapas. Rogério não pode mais voltar aqui, ele é um pentelho e tá atrapalhando nosso esquema. Enquanto esse fdp se reclamava para o Raul estava tudo em casa, agora esse porra já tá se reclamando com o Neto. Vamos queimar esse diretor fdp lá para os nossos gerentes em São Luís e ainda arrebentamos com o bando de vagabundos de suprimentos mostrando que foi uma contratação de merda que eles fizeram. O Vicente disse que tem uma outra empresa lá de São Luis engatilhada e já está nos pacotes. Acho que essa vai dá jogo, os caras são acostumados e sabem como agradar.
Estou preocupado com o Junior, já fiquei sabendo que ele vai fechar com a WO lá em Açailândia. E se ele entregar a gente? Vou pedir para o Coji não deixar ele entrar lá. Pode dar merda feia.
Vamos arrepiar na próxima reunião de planejamento. Conto contigo chegado porque minhas economias tão no limite. Não podemos jogar fora tudo que já arrecadamos com os outros, com o nosso salário não da nem pra pegar ônibus. Seria castigo demais para a gente começar do zero. Pra piorar a vida deles, manda o Chiquinho embora e nós ainda aplicamos multa por falta de engenheiro. Se eles reclamarem tu sugeri ao Rogerio ir para o campo, não é ele que vive dizendo que gosta de trabalho e que morre de amor pela WO? E aí meu irmão a gente passa por cima dele. Eu quero ver até aonde vai o peito desse fdp e se ele ainda vai bater de frente contigo, Vicente e o Coji, dizendo que isso e aquilo outro não está no contrato e está juridicamente errado, contratada metida a honesta que vá para casa do caralho e que não atrapalhe a nossa vida.

Att,
……………………………………………………………………………………………………..
Paolo Coelho

VALE – DILN – GEGIG – GAIOG
Gerência de Implantação de Obras na Ferrovia
Pátio Ferroviário de Marabá, Distrito Industrial 68508 970 Marabá.

 

Fonte: Blog do Décio

Nenhum comentário: