quarta-feira, 27 de abril de 2011

Grupo turco teria comprado 40% dos Supermercados Mateus

Ilson Mateus

Ilson Mateus

O maior grupo mercadista e atacadista do Maranhão, o Mateus, vem negociando há algum tempo a entrada e participação de capital estrangeiro em seus negócios.

As conversações andavam aceleradas com um poderoso grupo empresarial da Turquia. O grupo estrangeiro, segundo informações chegadas ao blog, estaria pleiteando ficar com mais da metade das ações do empresário Ilson Mateus.

Mas o empresário maranhense quer vender mesmo menos da metade. Algumas informações dão conta de que o martelo já foi batido.

O grupo Mateus surpreendeu o ramo mercadista no Maranhão pelo seu súbito crescimento. E atraiu a ira de médios mercadistas pelo domínio do setor, tanto em Imperatriz quando na capital do Maranhão.

O blog recebeu um dossiê sugerindo que o avanço do grupo maranhense teve facilidades, assim como envolvimento com roubo de cargas, mas nada ainda comprovado.

Um dos supermercados do Grupo Mateus.

Um dos supermercados do Grupo Mateus.

Durante o governo de José Reinaldo Tavares, uma comissão de auditores da Secretaria de Fazenda do Estado levantou fraudes e sonegação de impostos por parte do grupo mercadista.

Só em ICMS, o Mateus sonegava naquela época mais de R$ 10 milhões ao Estado. Ilson Mateus fez uma composição da dívida para pagar a longo prazo.

Não se sabe ao certo se a dívida já foi paga ou se as parcelas estão sendo quitadas normalmente. Mas o empresário ganhou a simpatia da classe política principalmente depois que passou a ajudar financeiramente campanhas de candidatos.

Fonte: Blog Luis Cardoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Algo me diz que o Mateus continua a sonegar. Veja o seguinte exemplo observado por mim e por alguns: comprei um ventilador e ao requerer a nota fiscal, fui informado que só podia pegar a nota fiscal no dia seguinte. Isso acontece com muitos que fazem compras lá, porque eu observei. Mas agora imagine aquelas pessoas (que não são poucas) que vem de outras cidades fazer compras e não podem levar a nota fiscal na hora... Será que elas irão no outro dia, igual eu fui, buscar a tal nota fiscal?

Anônimo disse...

Com essa compra do Supermercado, vai acabar alguns apadrinhamentos que acontecem nos bastidores do Grupo Mateus, espero colocar profissionais de qualidade e competência, é um dos itens que deixa a desejar na administração do grupo, gerente que não sabe como desenrolar a questão mesma da nota fiscal.