terça-feira, 21 de junho de 2011

Escândalo: Equipamentos do hospital municipal de Açailândia são jogados em matagal nos fundos da Secretaria de Saúde.

“A estratégia da secretaria de saúde foi a de sumir com leitos velhos sem colchões, equipamentos sucateados, receituários e medicamentos vencidos, antes da visita da promotoria pública de Açailândia ao HMA”.

DSC036~4

Açailândia - Uma denúncia levou o Blogueiro Gilberto Freire a uma espécie de matagal localizado nos fundos da Secretaria Municipal de Saúde, aonde foi desovada uma grande quantidade de equipamentos sucateados que haviam sido flagrados pelas lentes do repórter Antonio Marcos e que o Blogueiro defensor do prefeito Ildemar, “Sininginho”, disse tratar-se de fotografias datadas do ano de 2003.

Conforme o Blog Notícias do Freire, o denunciante disse que toda a desova aconteceu na noite anterior ao dia da visita da promotoria pública, antecipadamente agendada pela Secretaria de Saúde. “Uma turma de funcionários da secretaria de infraestrutura foi destacada para na calada da noite pegar os leitos, macas, equipamentos e até receitas para serem jogadas em um lugar nos fundos da secretaria de saúde”, disse o denunciante. “Um dos homens que carregava as sucatas do Hospital Municipal disse que a ordem era para esconder toda a tralha velha e queimar os documentos e receitas”, reforçou.

DSC036~3

De acordo com o denunciante que não quis se identificar, o encarregado de esconder os equipamentos disse em tom de deboche: “Vamos meu povo... Esconde, esconde que os homens vêm amanhã bem cedo para ver o bom trabalho de vocês. Limpa tudo que está tudo uma maravilha, vamos fazer mágica”.

As lentes do Blog do Freire conseguiu, com exclusividade, fotografar o escândalo do desperdício do dinheiro público na Secretaria Municipal de Saúde. O Blogueiro ainda conseguiu colher como provas, inúmeros receituários que não foram queimados, que deveriam estar arquivados para confirmação de entrega de medicamentos aos usuários do SUS.

DS497F~1

“É comum a queima de medicamentos vencidos neste local”, foi o que ouviu Freire de um dos denunciantes. “Um dos vigilantes que também não quis se identificar com medo de perder seu emprego disse que existe uma pequena sala na secretaria de saúde que está abarrotada de medicamentos vencidos, esperando à hora de serem queimados”, acrescentou.

Esse é o verdadeiro retrato da saúde pública de Açailândia que a imprensa paga da cidade e atual gestão do município teimam em querer esconder da população e das autoridades constituídas.

Fonte e Fotos: Gilberto Freire

2 comentários:

Carlos Eduardo - Centro disse...

Boa tarde, realmente a saúde de Açailândia se encontra numa situação de intervenção pelo ministério da saúde, mais estão culpando talvez a pessoa menos responsável por essa situação da saúde que o Juliano Sales Roldi que não deixa de ter sua parcela como péssimo secretario de saúde um dos piores mais esquecem que a grande responsável por esse desastre se chama Celeste Rodovalho Coordenadora das Ações em saúde do município de Açailândia e cunhada do prefeito que me nego a citar o nome em meu comentário, essa mulher que manda em toda secretaria de saúde inclusive no Juliano. Se tem um culpado por tudo que estar acontecendo ela é uma das maiores cúmplice da má administração da saúde.

Carlos Eduardo - Centro disse...

Bom dia, Wilton lima você ja teve a curiosidade de analisar as propostas da conferencia de saúde anterior a essa deste ano e o que foi realizado delas na verdade o conselho de saúde tem grande importância mais o de Açailândia é apenas fantoches da administração com toda essa situação que se encontra a saúde do municipio ninguem ver o conselho municipal de saúde se manisfestar o que estar acontecendo que eu saiba lá dentro tem "USUARIOS, TRABALHADORES E GESTORES" todos comprados pela atual administração.