quarta-feira, 27 de julho de 2011

Imperatriz: Deputado e vereadores querem fim do impasse entre delegados e jornalistas

(O deputado federal Chiquinho Escórcio, ao lado do vereador Hamilton Miranda, solicitou providências ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes)
Fábio Barbosa/Assimp

Em atendimento a solicitação dos jornalistas, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda de Andrade, e dos vereadores Francisco das Chagas Alves de Brito (Chagão do PT); Raimundo Roma e Fátima Avelino reivindicou providências ao secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes para que seja resolvido o impasse que envolve delegados e jornalistas.

O vereador Raimundo Roma, que também é apresentador do programa “Bandeira 2”, explicou ao deputado que os delegados proibiram o acesso de jornalistas ao plantão central da 10º Delegacia Regional de Imperatriz (DRI). “Nós como profissionais da imprensa sabemos dos nossos limites e deveres, pois jamais iremos mostrar o acusado, sem que o mesmo queira falar ou se expor”, explicou.

Connor Farias, jornalista que apresenta o “Imperatriz 24 Horas”, criticou o delegado regional Francisco de Assis que chegou a dizer na imprensa que o problema causado pelo delegado Leonardo Carvalho, que expulsou o repórter Léo Costa (TV Difusora) das dependências do plantão central estava resolvido e que o episódio não se repetiria na 10º DRI. “Já noutro dia, o delegado regional deliberou que cada delegado plantonista é que decidirá se permite ou não o acesso de jornalistas ao plantão central”, frisou.

Respeito
O jornalista e empresário Connor Farias pediu que “os delegados respeitem o trabalho da imprensa policial”. “Nós não descumprimos nenhuma norma; respeitamos o que ficou acordado com o Ministério Público; o código Penal e a Constituição Federal. Agora, falta os delegados respeitarem os profissionais da imprensa de Imperatriz”, disparou.

O deputado federal Chiquinho Escórcio ligou para o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, e pediu que esse impasse no relacionamento entre delegados e os profissionais imperatrizense seja resolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. “Precisa haver respeito dos dois lados (delegados e jornalistas). Vou mandar amanhã (hoje) o chefe da Polícia Civil do Maranhão, delegado Nordman Ribeiro, para disciplinar uma norma para que seja resolvido esse impasse”, garantiu.

Aluísio Mendes reitera que no momento que o delegado-geral baixar uma norma (portaria) e não for cumprida, a Corregedoria da Polícia Civil disporá de instrumentos para que a decisão seja respeitada na 10º Delegacia Regional de Imperatriz. “Não vou fazer nenhum juízo de valor sobre o caso, mas poderá decidir o que pode ser mostrado na imprensa em função da necessidade do sigilo e da preservação da imagem de algumas pessoas. Vamos fazer com que essas regras sejam transparentes e respeitadas na 10º DRI”, afirmou.

Relacionamento

O deputado federal Chiquinho Escórcio defendeu que “haja um bom senso e relacionamento entre jornalistas e delegados, pois entende que a sociedade imperatrizense é que sairá ganhando”. “No momento que fiquei sabendo que o problema não tinha resolvido pelo delegado regional de Imperatriz, passei a tomar providências imediatas junto ao secretário de Segurança, Aluísio Mendes. E, se o problema não for revolvido, vamos até a governadora Roseana Sarney”, assegurou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Hamilton Miranda, colocou à disposição do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, o plenário Léo Franklin para que seja realizada a reunião entre o delegado-geral Nordman Ribeiro, delegados e jornalistas.

(Assimp)

Nenhum comentário: