quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Desrespeito ou Imprudência? Guarda de trânsito de Açailândia estaciona veículo do DMT sob rampa para cadeirantes.

Açailândia – O flagrante ocorreu em pleno centro da cidade, na tarde de hoje (03), na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, próximo ao setor bancário.

Segundo testemunhas, a Viatura do DMT de nº 02, Fiat Uno, placa HQD – 4514 que deveria estar sendo utilizada em operações de fiscalização de trânsito estaria estacionada sob a rampa de uso exclusivo para cadeirantes há mais de uma hora, impossibilitando a vários portadores de deficiência motora utilizar tal ferramenta de acessibilidade.

“Isto é uma falta de respeito. Eles que deveriam dar exemplo, são os primeiros a transgredirem as leis de trânsito. Que moral terão para multar outras pessoas?”, desabafou um funcionário de um escritório próximo ao local, que se sentiu indignado.

Fotos: Antonio Marcos.

24 comentários:

Anônimo disse...

No minimo estava usando carro para fazerem seus afazeres pessoais, pois é isso mesmo, eles usam os carros que são comprado com nosso dinheiro para fazerem uso como se fosse seus, olha que em todos os setores publicos esta acontecendo isso e não é so da prefeitura que fazem esta mulecagem com o patrimonio publico, outro dia na avenida tácito caldas bem proximo do posto Açai chegou um carro da AGED, por coincidencia um fiat uno tambem em pleno dia de sábado as 11:30 da manha com duas bonitas moças e estacionou na contra mão e entraram em uma loja de calçados e olha que ficou por mais de uma hora dentro desta loja, fiz um video e vou colocar o youtube para mostrar para o povo o que esta sendo feito com patrimonio público

Anônimo disse...

Nao é so os Gardinhas municipais que estacionam nos poucos locais acessiveis aos cadeirantes, a Militar tambem, queria saber mesmo é quando vai haver a demolição dessas calçadas absurdas que impedem as pessoas com deficiencias de usufruir, estao esperando pela prefeitura? Porque a associação comercial nao se articula e padornizam as caçadas, seria bom pra cidade ate ficaria bonita nao e tao caro, chega de batentes e degraus pricipalmente no Centro.

Albuquerque disse...

Kkkkkkkkkk, nossa mais como "essas testemunhas" gostam de aumentar, eu sim sou uma testemunha e eles não ficaram mais q 20 minutos estacionados neste local, mais isso não serve de desculpas claro, só acho q as informações passadas para a sociedade devem ser transmitidas com toda vericidade.

Albuquerque disse...

Kkkkkkkkkk, nossa mais como "essas testemunhas" gostam de aumentar, eu sim sou uma testemunha e eles não ficaram mais q 20 minutos estacionados neste local, mais isso não serve de desculpas claro, só acho q as informações passadas para a sociedade devem ser transmitidas com toda vericidade.

Anônimo disse...

ATE PRA QUEM E BOM DAS PERNAS, SE TORNA DIFICIL CAMINHAR PELAS CALÇADAS DE AÇAILANDIA, AS POUCAS RAPAS QUE TEM AINDA SE ESTACIONAM GUARDA MUNICIPAL, POLICIA MILITAR TAMBEM, QUERO SABER MESMO QUANDO VAI HAVER ACESSIBILIDADE? DEMOLIR TODAS ESSA CALÇADAS COM DEGRAUS E BATENTES, PODERIA TER INICIATIVA DOS PROPRIOS COMERCIANTES, JA QUE ESPERAR PELA PREFEITURA NAO VAI ACONTECER MESMO.

Anônimo disse...

Esses guardas de transito tem que pensar um pouco, pensaum que saum policiais federais. agem comu se mandase no mundu.

além disso sao truculentos.

Anônimo disse...

Caro Wilton,
Há que se ressaltar 02 fatores na matéria: a primeira é que o Senhor desconhece totalmente a legislação de trânsito vigente desde 1997 em nosso país e a segunda é lhe informar que em Açailândia não existe nenhuma rampa para cadeirantes e/ou portadores de necessidades especiais regulamentada conforme o código de Transito e que possa ser realmente cobrada. Outro detalhe também muito importante é que para haver acessibilidade teremos que mudar os padrões de calçadas de todas as lojas do município e que, diga-se de passagem, estão todas em desconformidade com a lei de código e postura do município. Já que até os que não são portadores de necessidades especiais tem dificuldades de transitar pelas mesmas e por conseguinte ocupam a via publica local destinados aos veículos.
Só lhe peço humildemente que antes de colar qualquer informação em seu blog, verifique até onde o que falas é realmente verdade, para não cair em erro e tentar colocar toda uma sociedade contra uma classe que trabalha para preservação da vida. Posto que por ano morrem mais de 35 mil pessoas nas ruas e estradas do nosso país. Os condutores que reclamam de fiscalização, são aqueles que não andam em conformidade com a lei. E detalhe: até mesmo um agente de trânsito é passivo de erro. #ficaadica.

Anônimo disse...

Nossa! Um estacionamento desse provocou tudo isso, claro que ta errado mas, e os comerciantes que tomam todas as calçadas em pleno centro da cidade; colocando em risco a vida dos pedestres, as calçadas em formas de escadas, provocando uma feiura na cidade... porquê o blog não tira fotos dessas escadas?...
Ô desculpa, quis dizer calçadas!

Anônimo disse...

Este ultimno babão ai é um guardinha destes coitados que pensam serem policiais ou juizes da cidaded, são tão otarios que olham pra gente coma cara ruim e aianda querem justificar um erro deste tamnho, já flaguei eles todos errados e tenho um bomba gravadoa em video na hora certa vou soltar no ar sobre estes guardas e propina que eles pegaram de um cidadão está gravado. Outra coisa isso não jsutifica o errodestes guardas que pensam serem alguma coisa. Mas fiquem tranuilos quando o outro prefeito entrar vamos trasfer-los par ao 50 BIS, NOVO BACABAL, KM 30, ACENTAMENTO CALIFORNIA E LÁ ELES VÃO MULTAR QUEM? KKKK QUERO VER A CARA DAKELE LOUCO QUE FAZ TRATAMENTO PSQUIATRICO E MORA NO JARDIM TROPICAL AKELE BRANCÃO DE OCULOS QUE DIZ SER GAURDA, QUANDO ESTAVA DE FOLGA OUTRO DIA SAIU CORRENDO ATRAZ DE UM VEICULO SÒ DE SHORT, É LOUCO MESMO AIANDA ESTÁ NAS RUAS.

Anônimo disse...

ANONIMO >>>AGENTE DE TRANSITO<<<
CONCERTEZA..

.......SE FOSSE MEU CARRO PARADO ALI QUAL SERIA SUA ATITUDE ??? MULTA E CLARO !!!!!!!!!E OUTRA VOCE TENTA EXPLICAR QUE NAO ESTAVA ERRADO PARAR NAQUELE LOCAL , VA DIZER ISSO PARA UM CADEIRANTE..
ISSO E UM ABSURDO, SERIA MAIS FACIL VOCE ASSUMIR O ERRO,,.
LEMBREI VOCE E GUARDINHA..SE ACHA MAIS QUE A POLICIA FEDERAL....

RAPAZ VOCE UM simples SERVIDOR PUBLICO QUE TRABALHA DE SOL A SOL PARA GANHAR UMA MERRECA,...

CADE O SERGIO REIS?? QUE SE ACHA O CHEFE DA POLIA FEDERAL>> AGENTES DE MERDA ...
NO SEU LUGAR EU TERIA ERA VERGONHA.. TENHA CONCIDERAÇAO COM OS CADEIRANTES ...

Anônimo disse...

como e que um guarda ainda vem da uma de certo ,.bazeado em leis de 1997,,, seu F,D,P basta olhar que se voce esta colocando um carro em frente ou em cima de uma rampa de acesso...voce esta dificultando ainda mais a vida de um cadeirante,
nao precisa de lei pra ver isso....
basta ter CONCIENCIA.....COISA QUE VOCES NUNCA TIVERAM POIS SE AXAM POLICIAIS FEDERAIS ,,VOCES NAO PASSAN DE MERDA.E MERDA VERDE QUE E SINAL DE INFECÇAO...

JUSTICEIRO POR FAVOR NOS AJUNDEM
CONTRA ESSES VERDINHOS.....!!

Anônimo disse...

Vamos aproveitar o embalo dessa materia, e cobrar acessibilidade de todos os comerciante, prefeitura, camara de vereadores para que se acabe de uma vez todos esses obstaculos que impede as pessoas de caminharem pelas calçadas, digo que nao e so quem tem necessidades especiais que tem dificuldade, pessoas normais tambem.

Anônimo disse...

O ilustre companheiro parece ser conhecedor da legislação de trânsito e discorre o assunto com muita clareza,mas a conversa fica obscura pois ele não cita exatamente porque não temos em nosso município calçadas nos padrões que deveria ser;se as calçadas estão em desconformidade com a lei de código do munícipio.onde estão os nossos vereadores?onde estão os nossos representantes?

Flávia Pinheiro disse...

Isso é errado... Porém essas rampas de nada servem... Se eu que não tenho dificuldade de locomoção já acho um sacrifício ter que descer e subir degraus nas calçadas imagine um cadeirante (impossível andar sobre elas)... Só quero dizer que deveríamos cobrar a regularidade das calçadas para que assim as rampas tenham utilidade...

Anônimo disse...

A PM estaciona é na FAIXA DE PEDESTRE e nenhum eu disse nenhum de vocês que se julgam ser da Imprensa tem a aldácia de os condenar ou repreender pelo ato,
Mas contudo, me julgo vulgo pacivo
nao por ser a favor de que se faça isso, mas conforme a mensagem acima não há NENHUM indicio de que se tenha uma RAMPA para DEFICIENTE em comum acordo com CTB (código de Transito Brasileiro) então dar-se á a enfase de que qualquer pessoa possa fazer o que de fato fez o motorista do veiculo acima citado.
Só me presto a dizer que se houvesse um precedende legal para que se faça essa pergunta devia-se almenos prestar o dever de LÊR, o que se diz a LEI!

Anônimo disse...

Q lixo de matéria! Fazer uma tempestade em cima de um detalhe quando o real problema ali diante dos olhos e bem maior esta evidente!!
Açailandia é um lixo de cidade, Só escapam alguns poucos moradores... Muitas pessoas reclamam demais e nada fazem para mudar. Fazer um blog e dar noticias é legal mais e ai???
Pq naum visita as comunidades conte a historia do maranhao e conte pra eles qm sao os sarnei q eles sempre elegem. povo maranhense é um povo burro!

Anônimo disse...

ouvi em uma rádio hoje pela manhã que ensinam nos CFC`S (Auto Escolas) que não se devem estacionar do lado de rampa chanfrada para PNE`S (Portador de Necessidade Especial),pois isso caracteriza infração de trânsito.
bom...eu não sei se aos CFC´S utilizam o mesmo Código de Trânsito que uso, pois no “meu” Código de Trânsito no Capítulo XV- Das Infrações-não encontramos nenhum amparo legal(artigo/inciso) para autuar um suposto infrator, sobre alegação de que está estacionado de forma irregular na rampa.
Senhores Instrutores,Agentes de Trânsito, Estudiosos da matéria em epígrafe e leigos, digo-vos:
na cidade Açailândia não há nenhuma rampinha(salvo engano, a do Armazém Paraíba) em acordo com as normas que regem tal matéria. imaginamos se cada comerciante resolver criar uma rampinha em frente ao seu estabelecimento,onde ficará as vagas de estacionamento para os demais???
A viatura de fiscalização de trânsito não está em desacordo com as regras da lei 9503/97(CTB) portando não há cometimento de infração como mostra tal imagem.
OBS 1:
A-não estou apoiando que estacionem onde existam essas “rampinhas”,só estou querendo dizer que nesse caso não existe a tal infração .
B- Só há infração de trânsito quando um condutor estaciona seu veículo em vaga destinada a pessoa portadora de deficiência física(não confudam “VAGA” com “RAMPA”), más para isso a tal vaga deverá ser sinalizada com sinalização Vertical de Regulamentação R6-B com acrescente informação e acompanha por Sinalização Horizontal,delimitando o espaço reservado.
C- aquela plaquinha azul que colocam por ai, não serve para nada, aliás ela não existe nos manuais de trânsito, aquela placa é apenas o pictograma que deverá ser usado no centro da vaga ou da sinalização.
OBS 2:
A- o trânsito de Açailândia está um caos? isso é verdade.
B- há falta de compromisso dos gestores responsáveis pela segurança viária? -Verdade!
C-Açailândia está longe de ser uma das 20 metrópoles brasileiras? Verdade!
C-O que deve ser feito para melhorar o trânsito? Isso tem que começar lá de cima, e não daqui de baixo.
OBS 3:
A- pessoas portadora de necessidades eespecias, o fato de serem portado de tais necessidades não lhe dão direito de estacionarem nas vagas destinas a esse fim, para isso terá que possuir um cartão em conformidade com a resolução do CONTRAN de N° 304/2008.
B-Onde conseguir esse cartão? No Departamento de Trânsito


ATT: Jaime Vieira -Instrutor de Trânsito.

Anônimo disse...

20 minutinhos?
Experimente deixar seu veículo 5 minutos em local proibido (de preferência no setor bancário) pra vc ver... kkkk Multa na certa.

Anônimo disse...

muinto bom amigo,,,

Anônimo disse...

como o ficou bem claro ai acima não nenhuma rampa para cadeirantes regulamentada,e não tem como os agentes de transito fiscalizarem,pois os agentes de transito só cobram o que o CTB pede.

Anônimo disse...

um cidaão disse logo acima:
20 minutinhos?

Experimente deixar seu veículo 5 minutos em local proibido (de preferência no setor bancário) pra vc ver... kkkk Multa na certa.


más isso me parece muito óbvio, se eu estciono em local proíbido é óóóóbvio que estou passível de multa!


ô bando de povo burro, esse povo de Açailândia viu!?

Anônimo disse...

um cidaão disse logo acima:

Pra começo de correção a palavra cidadão se digita desta forma.

Portanto a palavra que está na frase: "um cidaão disse logo acima" está ERRADA.

Evidente meu nobre, você deve conhecer o trânsito caótico de nossa cidade e a falta de regulamentação de tantas coisas nela, pois fechar os olhos e achar que estamos no paraíso é o mesmo que sentar na merda e ainda curtir o calorzinho.

O que mais chamo atenção é o fato de não termos estacionamentos públicos rotativos [gratuitos até certo período] com "flanelinhas" credenciados (facilitando nossa vida e dando trabalho digno aos que precisam) e estes podem ajudar a controlar o estacionamento de veículos naquele setor, para evitar que uma necessidade urgente do cidadão passe a se tornar algo que você nomeou como: "passível de multa".

Assim como os semáforos que ao invés de contribuir com o fluxo acabam tornando obstáculo em ruas como a Tácito de Caldas que na hora do rush ficam com sua fluidez deficiente.

Digo essas coisas só pra dar uma idéia do que poderia ser imaginado, pois não trabalho com engenharia de tráfego e minha área não é trânsito, mas como condutor te aponto onde mais me incomoda.

É isso o que faz a nossa cidade não ir pra frente. A burrice é justamente aceitar a lei de forma curta e grossa e pagar mais um imposto, assim como não requisitar melhorias e manter as coisas como estão.

Anônimo disse...

Pra começo de correção a palavra cidadão se digita desta forma.

Portanto a palavra que está na frase: "um cidaão disse logo acima" está ERRADA.


-descobriu isso sozinho? sem ajuda ? caracas, que aula de "portuguêis" bem lecionada hein!? e não me diga que a palavra portuguêis está errada! não me diga que o correto é "Português".
Só uma idiotice de tamanho inigualável igual a sua para não perceber que isso foi erro de digitação, ausência de uma consoante.seu animal!

passar bem.

Anônimo disse...

olá amigo, eu apenas disse que se estaciono em local proíbido tenho que ter em mente que estou errado e estou passível de multa,pelo menos foi que aprendi quando tirei minha habilitação. agora se o prefeito vai fazer esse tal de estacionamento ai que vc citou não tenho a miníma ideia de como funciona, só quero dizer que não existe isso de é só minutinho seu guarda, ta errado ta multado. e outra coisa já levei uma multa por não está com o documento,pois o mesmo estava em outra cidade, então essa minha infração deu problema apenas para mim. agora o cidadão que estaciona errado, ele atrapalha a vida de todos que estão passando por ali. minha maior raiva e entrar em uma rua, ao o cara ta estacionado no meio, e se vc buzinar,ele responde com gesto obsceno, então esse cara merece muuulta!!!!!!!