terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escândalo: Reportagem do Fantástico sobre ambulâncias do SAMU não chega a Açailândia e três novíssimas e equipadas ambulâncias na cidade estão virando poleiro e depósito de “titica de pássaros”.

DSCF0297

Açailândia – O Fantástico, edição do último domingo (25) apresentou a triste radiografia de um serviço público essencial: as ambulâncias do Brasil precisam de socorro. A equipe do Fantástico percorreu sete estados e, além de flagrantes absurdos de precariedade, descobriu que mais de 1,2 mil ambulâncias novas estão paradas, abandonadas - um desperdício de dinheiro público.

Em Açailândia existem três novíssimas ambulâncias totalmente equipadas que nunca foram usadas, a não ser parar servir de propagandas e poses para fotografia do prefeito Ildemar Gonçalves, seu secretário de Saúde, Juliano Sales Roldi, seu primo e deputado federal Hélio Santos e alguns vereadores.

DSCF0301

O foco do escândalo da equipe do fantástico foi global, mas este blog já vem denunciando ações locais desse claro desvio de recurso público no município – primeiro essas belíssimas ambulâncias, logo que chegaram, foram colocadas à beira da Br-222 para serem apreciadas pela população, em seguida foram jogadas em um área descoberta no estacionamento do Departamento Municipal de Trânsito pegando sol à pique e muita poeira. Após a denúncia desse blog as ambulâncias foram transferidas para um esconderijo localizado nas dependências da sede da prefeitura de Açailândia, onde o dinheiro público está servindo como poleiro e depósito de “titica de pássaros”, como pode ser mostrado pelas lentes de um morador da cidade e pelas lentes do blog do Jasiel Alves (http://blogdojasielalves.blogspot.com/).

O serviço 192 funciona assim: na chamada central de regulação do Samu, os primeiros a responder a uma ligação são técnicos. Geralmente, uma única central é responsável pelo atendimento em várias cidades. A coordenação é feita por médicos, que decidem se é preciso enviar socorro – isso quando existe ambulância. O programa Rádio Cidadão, na Rádio Clube Fm, fez um teste rápido, mesmo depois de ter ouvido gravação do prefeito municipal dizendo que o Samu de Açailândia estava em pleno funcionamento, e nos deparamos com a seguinte informação: “Em Açailândia não tem Samu. Irá funcionar uma central aqui em Imperatriz, mas somente em 2012”.

DSCF0296

A justificativa hoje, para o não funcionamento do Samu de Açailândia, mesmo depois do reforço dados às declarações de Ildemar, pelo seu secretário de saúde e pelo deputado federal Hélio Santos (tudo gravado), é que será necessária a construção de uma base do SAMU, para que essas ambulâncias passem a funcionar e não se tem prazo pra isso.

Foi a mesma justificativa adotada pela secretária municipal de João Pessoa ao repórter da Globo: “não se estrutura uma rede do dia pra a noite. Você leva um tempo, tanto para construção, para ter equipe”.

Imagem1681

O Repórter Global finalizou fazendo a seguinte indagação: “vocês não estão começando a casa pelo telhado desse jeito? Primeiro entrega a ambulância para depois ter estrutura? Não é estranho?

A pergunta que fazemos é: “essas três novíssimas e equipadas ambulâncias do SAMU, vieram para Açailândia apenas para virarem poleiro e depósito de “titica de pássaros”?

6 comentários:

Anônimo disse...

Povo de Açailandia, fique tranquilo, as eleiçoes estao chegando, elas estarao funcionando todas quando estiver pertinho das eleiçoes.

regio da silva bomjardim disse...

parabens ilton lima,há mauito tempo voce ja fazia esta denuncia,muitos lhe chamava de ave de mau agouro,outros nao davam muita importancia pelo que voce já falava muito antes do fantastico tambem fazer esta denuncia.agora que saiu no fantastico,os que lhe criticavam nao sabem onde por a cara,todos agora com certeza vao dar mais credito em toda critica que voce fizer contra o descaso da nossa administraçao municipal.parabens wilton lima,bravo,aplausos e continui assim amigo.

Anônimo disse...

issoe um tapa n car do povo de açailandia uma anbulancia no ficando a sim toda suja isso e muitoooo uma vergonha
da vindo aiiii um mulher q vai mudar açailandia ela a gleide tenho certeza q ela não vai fazer isso como estar fasendo o prefeito ildemar de açailandia....

Anônimo disse...

Gleide mudara? naum me faça rir... Nao estou na cidade de açailandia no momento e naum sei qm são os demais q estão preltiando uma vaga a candidatura de prefeito da cidade de açailandia... axo q deve mudar radicalmente, sair dessa linha de Gleide, Deusdete, jeova e Batas desses sacos. Votem em uma figura nova, erga as mãos ao céu e reze para q a cidade mude. Melhor ter um poquim de esperança do q ja iniciar uma nova administraçao sabendo oq vem pela frente!

Anônimo disse...

quando as ambulancias estavam no DMT acusaram nos Agts. de Trânsito de terem tirado as fotos que foram postadas neste blog na ultima reportagem, então as ambulancias foram levadas para o pátio da prefeitura minicipal por medida de segurança e agora os linguas de "coxinha" vão dizer que foi o prefeito que tirou as novas fotografias?

Anônimo disse...

Ôh, Wilton Lima, o que o POVÃO não sabe é que JÁ furtaram vários equipamentos das AMBULÂNCIAS do SAMU, lá de dentro do PÁTIO da PREFEITURA. Isso é um crime. Talvez o próprio ILDEMAR não saiba disso, todavia, é ele, o responsável ou o irresponsável direto por essa prática maléfica. É lamentável, visto que as mesmas não foram nem sequer inalguradas.