sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais um belo artigo de Anfrízio Menezes

O mesmo “Jornal Nacional”, mais uma Crise mundial... e outro “BBB”!

anfrizio_foto

Ano passado, quando enviei um cartão eletrônico de Natal para alguns dos meus muitos amigos, disse-lhes que o ano de 2011 seria muito mais feliz se eles deixassem de assistir ao “Jornal Nacional”.

Isso mesmo! É fazer o teste e logo perceber que você não tomará nenhuma decisão porque o Willian Bonner noticiou uma tragédia em um lugar que você nem sabia que existia, anunciou uma manchete sobre mais uma bala perdida, mais uma “peraltice” política... ou sobre o que o governo mandou dizer.

A tal anunciada (e novamente em moda) “crise mundial” é, mais que uma ameaçadora crise, um singelo realinhamento operacional mundial. Afinal, tem alguma coisa errada quando você compra um carro "pé de boi" concorrente (este, tirou de linha as “carroças” da era Collor) financiado por R$ 72 mil e ele custa apenas R$ 14 mil na porta da fábrica, ou quando um sanduíche passe a custar o mesmo que um aparelho celular?

Os negócios bilionários -- e artificiais -- americanos murcharam mais uma vez e a economia global se acomodou em um novo patamar, muito mais próximo da realidade, ou seja, proporcional à capacidade que cada cidadão tem de gerar riqueza, ou o seu próprio “PIP” (Produto Interno Pessoal).

E o que é gerar riqueza? Ora, não precisamos ser nenhum economista renomado (até este cronistinha metidinho a escriba sabe): é fazer com que o resultado do trabalho seja maior do que o seu custo. E esta regrinha vale para cada pessoa, para a empresa da qual se é dono ou empregado... Para o município e para o país!

Na minha mais estreita percepção, me arrisco a “palpitear” que não existe crise. Existe é um espelho mostrando para nós mesmos que somos incapazes de gerar riqueza. Crise existe para quem não estudou melhor o seu negócio e o seu mercado. Crise existe para o trabalhador que não se aperfeiçoa. Crise existe para quem acha que o governo ainda é o culpado de tudo. Crise existe para quem ainda culpa a globalização, a China ou a “prostituição” dos concorrentes... A crise existe para quem acha que ter um carro do ano e uma casa na praia é o fim da estrada.

Enfim, só existe um responsável pela crise: VOCÊ!

É público (e notório) que os mercados estão e ficarão, mais ainda, desaquecidos e que será deveras prudente tomarmos providências para adaptar os nossos negócios ao novo cenário (que já está nos mostrando a sua “cara feia”). Disso tenho consiência e não recomendo desprezar... e nem menosprezar”!

Este escribinha de raras palavras e pouca tinta também sabe que cuidar dos custos é como cuidar das unhas: todos os dias temos que dar uma "aparadinha", certo?

Por isso, não façamos igual a um avestruz (???). Vamos ter coragem e inteligência; repensar o nosso negócio; conversar mais com nossos colaboradores e clientes; descobrir novas fórmulas; criar uma situação nova; estudar mais; ler mais; investir em treinamento; contratar algum especialista... Enfim, PREPARAR-SE para a próxima “onda”!

Até porque se ficarmos parados esperando a “tal crise” passar... quando tirarmos a “remela” dos olhos vamos ver que muita gente continuou na estrada e nós já ficamos para trás (sem noção, sem destino, sem negócio, sem futuro... e sem “remela”).

Durante uma “mega liquidação” local, eu estava passando pelo centro quando vi uma fila com uma multidão se acotovelando para entrar numa loja de calçados. O que esta loja fez eu não sei, mas as outras estavam vazias e provavelmente se lamentando e culpando a tal “crise”... o governo.... a concorrência.... a chuva... até o azul do céu!

Concluindo, se você continuar assistindo ao “Jornal Nacional” vai continuar com aquela sensação de está bem informado sobre o que não importa para você.

Ah, ia esquecendo: se você ainda teima em perder tempo (e sono) com o já anunciado “BBB11”, sugiro tomar um iogurte “Activia”: o efeito será o mesmo (tudo terminará em m...), mas pelo menos sua saúde estará bem melhor!

Nenhum comentário: