segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fantástico: no Maranhão, casamento dura mais

Do Fantástico:

Uma ideia que vem do México provoca polêmica: é o casamento com prazo determinado. Mínimo, dois anos. Parece estranho, mas é o que um projeto de lei propõe: ao casar, os noivos já definem por quanto tempo. Será que funciona?

Paixões ardentes, beijos arrancados à força. Claro que a gente não acha que os mexicanos vivem num dramalhão. Mas na Cidade do México, a taxa de divórcios é de 50%. Metade dos casais rompe antes que a morte os separe.

Por isso um grupo de deputados apresentou uma proposta: instituir na cidade o casamento com prazo determinado. Tempo mínimo: dois anos. Acabou o prazo, o contrato de matrimônio perde a validade. O casal renova se quiser. Se não, a separação é automática, sem cerimônias.

“Você sabe como ela é, quais são as qualidades. Dois anos é um prazo mais do que suficiente para avaliar como está o relacionamento”, diz Rafael Faquine, casado há dois anos.

“Você dividir o mesmo teto com seu parceiro todos os dias. Não só o mesmo teto, dividir os problemas, as alegrias, as frustrações, as contas… Sem dúvida, isso faz com que a gente se conheça cada vez mais. Em dois anos, tudo isso já aconteceu”, avalia Karita Machado, casada há dois anos.

“Para sempre é muito tempo, com certeza”, diz uma mulher. “Eu acho errado, eu sou meio tradicional. Sou das antigas mesmo”, afirma um homem. Assista a reportagem

Para quem acha que a ideia dos mexicanos acabaria com o romantismo, com o sonho de felicidade eterna, os autores do projeto dizem que haverá a opção ‘para sempre’, o contrato de casório com validade eterna. Agora, será que um projeto como esse funcionaria no Brasil?

No Brasil, de cada cinco casamentos, um é desfeito. Os gaúchos, parece, resolveram nem mais casar. O Rio Grande do Sul é o estado onde se celebram menos casamentos por habitante: 4,4 casamentos a cada mil habitantes. “Hoje ninguém acredita mais no casamento, ninguém se atura mais”, diz uma gaúcha.“Diz que é falta de homem”, opina uma senhora.

“As mulheres daqui estão muito bravas, elas brigam muito, xingam, querem bater, fica difícil casar”, justifica um rapaz. No Acre, a chama continua acesa. É o estado onde mais se juntam os trapinhos: 11,2 casamentos a cada mil habitantes. “Casamento está na moda”, diz um homem.

No Maranhão, na alegria ou na tristeza, o casamento dura. É o lugar onde menos se separa: 0,4 divórcios a cada mil habitantes. “Em termos de homens, os maranhenses são os mais infiéis que tem, né?”, diz uma mulher.

E onde os casais mais tiram a aliança é na capital do Brasil, campeã de separações. São 2,6 divórcios a cada mil habitantes no Distrito Federal. “Se eu me separar, não me caso nunca mais. Rogério, se cuida, sua batat ta assando!”, avisa uma jovem.

No Brasil, a maior parte dos divórcios acontece entre casais que disseram sim há mais de 25 anos. Mas, no altar dos famosos, o prazo mínimo de casamento proposto pelos deputados mexicanos – dois anos – parece uma eternidade.

Alexandre Pato e Stephany Brito ficaram casados nove meses; Jennifer Lopez e Cris Judd, oito meses; Patricia de Sabrit e Fábio Júnior; quatro meses; Lisa Presley e Nicolas Cage, 3 meses; Ronaldo Fenômeno e Daniela Cicarelli; nem três meses, 86 dias; e a Britney Spears se casou em Las Vegas com um amigo de infância, mas o casamento durou só 55 horas. Leia mais aqui.

Nenhum comentário: