segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Deu na Folha de Cuxá:Liberdade de imprensa ameaçada na cidade do Ferro


Açailândia - Depois do Fechamento da Rádio Clube no último dia 12/12/2011 por Determinação Judicial movida pela família Gonçalves,...Ouvintes, Comerciantes, Associações,Sindicatos, Estudantes e Populares participaram de um Grande Movimento Realizado na manhã deste domingo 18/12/11.

Foi um dos maiores protestos já documentados em Açailândia contra a censura e traduziu a indignação coletiva das mais diversas classes trabalhadoras de Açailândia diante das diversas formas de cerceamento impostas à imprensa em especial a rádio clube fm .

O evento Reuniu mais de 800 pessoas em carros e motos passando pelas principais ruas da cidade encerrando enfrente ao Fórum local. Pessoas vindas de todos os bairros, reafirmaram neste movimento a obstinação do exercício à liberdade de expressão, acima de qualquer circunstância.


MINHA OPNIÃO

A imprensa precisa assumir seu papel de imprensa, sobretudo, nos campos da política e da cultura, e não a pratica de um jornalismo do interesse, por coerção. A censura, que começa pelas mãos dos poderes desemboca na própria mídia que, ao não mostrar, falseia os fatos e omite informações. A informação chega filtrada, corroída. Todo processo legitimado e imbuído por uma certa força política precisa passar por uma reforma nos meios de comunicação. Passa a ser essencial a democracia que a mídia deve exigir de si mesma, antes de tudo. Pois, claramente, o preconceito se difunde por ela e entre ela. Se a mídia não contesta o poder público,o reflexo se dá no povo, desinformado e satisfeito, aquele que reclama na frente da televisão, aquele que se diverte com o humor baixo e insignificante de nossa produção audiovisual aberta.

Não estou dizendo, no entanto, que a ética de tudo prescinde da rebeldia, mas, sim, e principalmente, da conscientização em si. Essa geração do fast food, a minha geração, da mensagem instantânea, ainda engatinha em relação a um avanço possível nesse caminho de luta (que é, sobretudo, uma luta por direitos) e revolta. Mas não se trata, aqui, de cercear um discurso de esquerda ou de direita; o contexto não demanda cores e/ou siglas. O capitalismo, é verdade, já morreu há muito tempo (as sequelas estão aí, vejam a Europa, a crise estadunidense), só não foi sepultado. Enquanto isso, vive assombrando. Face a isso, faz-se necessária uma reforma política completa, e, também, uma manutenção nos meios de comunicação, que é por onde passam todas estas verdades imutáveis. E isso não é manobra da esquerda, não é obra do socialismo, é a própria experiência cotidiana que clama pela revolução.

Para tudo isso, voltemos à questão primordial: o que fazer, senão ir às ruas?

**** CENSURA

A censura é tão antiga quanto a sociedade humana. Mas para algumas pessoas ela representa a violação do direito de livre expressão; para outras representa um instrumento necessário à defesa dos princípios morais.

A censura existe, de alguma forma, em todas as comunidades humanas, presentes ou passadas e em qualquer parte do mundo.

De forma política, moral ou religiosa, a censura baseia-se em certos princípios reunidos em uma ideologia pré-definida que orienta sua atividade fiscalizadora e/ou repressora. No entanto, em alguns casos, ela tem servido para encobrir interesses particulares de pessoas ou de grupos.


A despeito dos interesses envolvidos, a liberdade de imprensa é uma peça essencial para o bom funcionamento das democracias. Somente uma imprensa independente, livre de interferências políticas ou econômicas, pode contribuir para fiscalizar os poderes.


A RESPEITO DA CRÍTICA

"Crítica, num estado democrático, é sempre bem vinda. É uma oportunidade de ouvir opiniões, concordantes ou não, e criar interesses baseados nestas visões. Muitos filmes, livros,etc, nós só conhecemos e vamos comprovar, depois de ver alguma crítica, em algum lugar.

Assim também são nossas escolhas Políticas, é preciso conhecer... Para confiar, pois seremos governados por homens e mulheres que precisam da crítica para melhorar como seres humanos se tornando melhores e preocupados com o bem estar de todos" ...

LIBERDADE DE IMPRENSA.

ONTEM, HOJE E SEMPRE.


JOSINALDO SMILLE


Nenhum comentário: