terça-feira, 17 de janeiro de 2012

“O INIMIGO DENTRO DE CASA”

* Por Paulo Morais

Haja pilha para acionar o controle remoto de nossos aparelhos de TV à procura de algum programa que tenha conteúdo cultural, jornalístico, informativo, de entretenimento inteligente ou algo que chame a nossa atenção, nem que seja por alguns minutos. Chega a ser abaixo da crítica o baixo nível da grande maioria dos programas de televisão! Para àqueles que não têm o recurso de vários canais em seu aparelho, fica ainda muito pior. A falta de criatividade e a mesmice tomam conta dos principais horários, com raras exceções.

Tenho observado, por exemplo, que a criatividade e a imaginação das pessoas comuns, através da internet, vêm ganhando um espaço cada vez maior no mundo globalizado. E este é o lance positivo da mídia on line que “abre” a concorrência entre o controle remoto, o touchscreen, o comando de voz e o mouse. Todos à procura de algo interessante que preencham os poucos espaços que sobram como momentos de lazer e também que nos mantenham informados dos acontecimentos da atualidade pelo mundo afora. E esta concorrência a qual me refiro esta cada vez mais acirrada e ganhando a cada dia novas e interessantes idéias que busca o interesse e o gosto popular. E ninguém melhor para falar de povo do que o próprio povo.

A mídia on line é uma sabatina diária aos usuários e a oportunidade de expressar e mostrar o conhecimento, a criatividade, a imaginação e tudo que tem dentro de cada mente sem ter que apresentar previamente qualquer currículo ou pedido formal de emprego para estar inserido neste vasto contexto. Somos os patrões de nós mesmos. E não podemos deixar de observar atentamente e a cada dia que a concorrência das baixarias da mídia liberal (on line) que não tem regras e nem leis, de acordo com o que vemos e ouvimos; e a televisão, que está sob o crivo das leis que regem a imprensa, é cada vez maior.

Em alguns momentos temos até a sensação de que está havendo “um complô” de alguns canais de televisão para desmoralizar o que está escrito nas formalidades das leis. Entre uma imensidão de exemplos, programas na TV que não observam o que pode e o que não pode ser exibido de acordo com cada horário, e dá-lhe baixarias cenas de sexo praticamente explícitas, lixo cultural, ofensas descaradas às religiões, exploração da miséria e da desgraça alheia, racismo, suspeita de estupro ao vivo, preconceito social, publicidade criminosa de incentivo à bebida alcoólica e a violência e apologia ao crime e ao uso de drogas que dilaceram a sociedade!

Tudo isso na busca desesperada por audiência, não se importando com a banalização da vida! É obvio que há exceções! Imaginemos nós se não houvesse!! E com o andar da carruagem serão raríssimas as exceções de não termos, 24 horas por dia, um poderoso inimigo dentro de nossos lares, inimigos tais como o: The Best of the Bad Besteirol of 2012 (BBB 12)!!!

S.O.S – (Save Our Souls) – Salvem Nossas Almas!!!!

Paulo Donizete Garcia de Morais – Radialista da Rádio Clube FM 98,1 de Açailândia – Maranhão - Filiado ao SINDIJORI – Sindicato dos Radialistas e Jornalistas de Imperatriz, João Lisboa e Açailândia

Açailândia (MA) 17 de Janeiro de 2012 às 12:00hs.

Um comentário:

Aline Morais disse...

Excelente artigo! Realmente A nossa TV brasileira está cada dia pior. A cada dia nossos valores culturais, sociais e familiares escorrem pelo ralo. No mundo de hoje o que vale não é mais a dignidade, mas sim a falta dela! Parabéns papai, por defender e lutar por um Brasil menos vulgar e mais digno! Sábias palavras. O mundo precisa muito de pessoas como você, com uma posição correta e conservadora de nossos valores.