quinta-feira, 22 de março de 2012

Mudanças no governo Roseana

A governadora Roseana Sarney (PMDB) está em vias de definir uma ampla reforma administrativa no Governo do Estado. O objetivo é garantir a criação de uma “estrutura mais robusta” – como se referiram várias fontes do blog à supersecretaria que será criada – para tocar o programa do combate à pobreza, que contará com recursos da ordem de R$ 2,3 bi financiados pelo BNDES.

Em conversa com o titular do blog na última quarta-feira (21), Roseana disse que o governo está “disposto a tudo para combater a pobreza no Maranhão”. “Se necessário, faremos mudanças”, completou.

Roseana, na verdade, esconde um jogo que o titular deste blog, em esforço de reportagem conjunto com o jornalista Marco D’Eça, já conhece há uma semana. Ontem elas foram anunciadas em primeira mão pelo blog do Jorge Aragão.

Estrutura

Foi o número 2 da Secretaria de Projetos Especiais da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, quem convenceu a governadora de que era preciso uma estrutura mais forte para viabilizar o plano.

Nos últimos dois dias a possibilidade de mudanças (veja todas no quadro acima, publicado em O Estado do MA) ganhou mais corpo, e, ontem, a própria peemedebista já admitiu a volta do (ainda) secretário Chico Gomes (Desenvolvimento Social) à Assembléia Legislativa.

“Esse é o nosso secretário de Desenvolvimento Social, Chico Gomes, ex-deputado e que está voltando à Assembléia”, disse, ao apresentar o auxiliar à equipe do BNDES, em reunião no Palácio dos Leões.

A volta de Gomes ao Legislativo faz parte da movimentação para a criação da supersercretaria. Além do Desenvolvimento Social, a fusão abrangerá a Secretaria de Assuntos Estratégicos, hoje com Alberto Franco; e a Articulação de Políticas Públicas, com Israel Ferreira. O comandante da supersecretaria será Fernando Fialho, ex-ANTAQ.

Além disso, as Secretarias de Esportes e Juventude voltariam a ser uma única pasta, sob o comando do deputado estadual Roberto Costa (PMDB) – a saída dele viabiliza a entrada de Chico Gomes na AL.

A SEPLAN será novamente desmembrada da Administração. A primeira ficará sob o comando de João Bernardo Bringel, hoje na Educação, a Administração pode ficar com Fábio Gondim ou João Abreu. Se ficar com o segundo, Gondim pode assumir a representação do governo em Brasília.

Para o lugar de Bringel na Educação, segundo apurou o blog, a governadora já formulou convite a uma especialista de Brasília. Ainda não obteve resposta.

gilbertoleda.com.br

Nenhum comentário: