quarta-feira, 7 de março de 2012

O processo de cassação de Roseana e a euforia desmedida da oposição

Oitiva de testemunhas começou na segunda-feira (Foto: Felipe Klamt)

É sem sentido, para dizer o mínimo, o surto eufórico de setores da oposição com o andamento do processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

A Representação Contra Expedição de Diploma (RCED) protocolada pelo ex-governador e candidato derrotado ao senado José Reinaldo (PSB) está na fase de oitiva de testemunhas, que começou na última segunda-feira (5).

Os aliados de Reinaldo – e de Flávio Dino (PC do B) – acreditam que conseguem cassar a peemedebista antes da saída do ministro Arnaldo Versiani do TSE, marcada para outubro. E acham – maioria, pelo menos, acha – que assumirão o governo assim que o processo for julgado, como ocorreu em 2009.

Ledo engano…

Na ânsia pelo poder, muitos esquecem que a eleição de 2010 foi decidida em primeiro turno. Portanto, Roseana teve maioria absoluta de votos, e os demais candidatos, juntos, menos de 50%.

Sendo assim, se Roseana for cassada até o fim deste ano, o segundo colocado, Flávio Dino, não pode assumir o posto, e deve ser realizada nova eleição direta.

Se uma eventual cassação ocorrer a partir de janeiro do ano que vem, também não assume o segundo colocado, e deve ser realizada nova eleição indireta. Neste caso, qualquer cidadão filiado a partido – e Ficha Limpa, é claro – pode ser candidato, mas a decisão ficará a cargo dos 42 deputados.

Portanto, é sem sentido tanta euforia.

Com informações do blog: www.gilbertoleda.com.br

Nenhum comentário: