sexta-feira, 2 de março de 2012

TRE vai divulgar a lista de candidatos que tiveram gastos de campanha reprovados

São Luis - No Maranhão é extensa a lista de candidatos que não tiveram suas contas aprovadas em 2010. O Tribunal Regional de Eleitoral do MA está preparando a divulgação da lista destes candidatos.

A divulgação da lista causa grande expectativa entre os pré-candidatos às eleições municipais deste ano, já que só poderão concorrer ao pleito os candidatos com fichas limpas e com a prestação de contas de campanha regularizadas pelo TRE, para que possam registrar suas candidaturas.

A decisão de tornar inelegível os candidatos gastos de campanhas reprovadas partiu dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral-TSE que definiram que quem se candidatou em 2010 e teve as contas de campanha rejeitadas não pode concorrer nesse ano. Quem não apresentou as contas na última campanha também está impedido, como já estabelecia a regra anterior. No entanto, os ministros não declararam se quem teve contas rejeitadas de 2008 para trás também ficará impedido de concorrer.

A Justiça Eleitoral tem um cadastro com 21 mil contas de campanhas rejeitadas. Não se sabe ainda quantos desses candidatos estariam impedidos de se candidatar nesse ano. A decisão deverá ser tomada na análise de cada caso.

Nenhum comentário: