quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aposentadoria parlamentar: um outro escândalo na AL…

O processo de aposentadoria de deputados estaduais, que vigorou até 2005, é outro escândalo, de proporções tão grandes ou maiores que o caso dos 18 salários.

Entre parlamentares que se aposentaram nos extertores do antigo Fundo de Pensão Parlamentar, saqueado até a extinção, há casos de gente que sequer era deputado.

O esquema da aposentadoria funcionou assim: por exigência da lei, os fundos de pensão do Congresso Nacional e das assembleias legislativas – que garantiam aposentadoria com apenas oito anos de trabalho - deveriam ser extintos.

Na Assembleia maranhense existia o Fundo de Pensão Parlamentar (FPP), que, além de aposentar, também fazia empréstimos a deputados e diretores da Casa.

Em 2005 expirou o prazo para extinção do FPP. Os débitos milionários de deputados foram absorvidos pelo erário estadual.

Na ocasião, aos deputados que estavam no exercício do mandato, foi facultado o direito de pagar o equivalente aos oito anos de mandato e garantir aposentadoria proporcional.

Na época, beneficiaram-se do privilégio deputados como Pavão Filho (PDT), Joaquim Haickel (PMDB), Stênio Rezende (PMDB), Maura Jorge (DEM), entre outros.

Um deles, no entanto, sequer exercia o mandato parlamentar.

O atual líder da oposição, Marcelo Tavares (PSB), tinha sido deputado entre 1994 e 1998, quando deixou a Assembléia. Em 2005, exercia o posto de secretário de Articulação Política do governo do tio, José Reinaldo Tavares (PSB).

Mesmo assim, teve a concessão para pagar o equivalente a mais um mandato – que não havia exercido - completando os dois mandatos mínimos para o direito à aposentadoria.

Marcelo se aposentou, portanto, com 31 anos.

Todas as pensões parlamentares são pagas hoje pelo erário estadual, que deveria também exigir pagamento dos empréstimos devidos.

O detalhe mais curioso é que, ao contrário do Poder Executivo, no poder Legislativo os deputados podem acumular a aposentadoria pública com o subsídio de parlamentar.

Deputados como Manoel Ribeiro (PTB), Arnaldo Melo (PMDB) e Carlos Alberto Milhomem (PSD), por exemplo, recebem subsídio integral de R$ 20,5 - mais vantagens - acumulado com a aposentadoria parlamentar.

E a viúva paga a conta…

Um comentário:

MARCIANO LIMA (MANEL) disse...

TA VENDO AI POPULAÇAO O MEU O SEU DINHEIRO PARA ONDE ESTAR INDE!!! PARA POLITICOS QUE ALEM DE NAUM FAZE NADA AINDSA SEM MANDATO SE APOSENTA, ESSE MARANHAO É UMA MAE!!! O MARANHAO VEI PORRETA!!! ENQUANTO O POVO PROBRE SE LASCA TRABALHANDO, QUASE A METADO DO ANO QUE TRABALHAMOS É PARA PAGAR IMPOSTO E TEM UMA FILHOS DO ENCARDIDO QUE NAUM TRABALHA, (PORQUE SER SENADOR, DEUTADO TANTO FEDERAL, ESTADUAL E VERIADOR NAO TRABALHA APENAS OCUPA UMA CADEIRA, E PRONTO. FICA ALGUALMENTE RESERVA DE TIME DE FUTIBOL ESQUETANDO BANCO POR 90 MINUTOS)E AINDA TEM DIREITO DE SE APOSENTAR, SEM ALMENOS CUMPRIR O TEMPO EXIGIDO... O MARANHAO BOM DA GOTA ESSE É O NOSSO MARANHAO É COMO EU DISSE " UMA MAE" ISSO AINDA TEM DEPUTADO QUE DIZ: " NAO VAMOS BAIXAR OS NOSSOS 18 SALARIOS NAO PORQUE A IMPRESSA É MUITO INTROMETIDA E VAMOS DEIXAR COMO ESTAR" VERGONHA ESSE PARLAMENTARES DO MARANHAO... ISSO GENTE É UMA VERGONHA!!! AINDA TEM MAIS O POVO POBRE QUE SE LASCA PARA TENTAR SE APOSENTAR MEU DEUS OU POR TEMPO DE SERVIÇO OU POR IDADE "COITADO" OU É 30 ANOS DE SEVIÇO OU 65 DE IDADE, ELE TEM QUE COMEÇAR ATRAALHAR COM 12 ANOS DE IDADE, HA ESTAVA ESQUECENDO A JUSTIÇA NAO DEIXA O MENOR TRABALHAR... ENTAO TEM QUE SER COM 65 ANOS DROGA O TEMPO DE VIDA NO BRASIL É DE 70 ANOS... POXA ASSIM NAO DAR... MI MATO DE TRABALHAR PARA TENTAR MI APOSENTAR... AI TEM ESSES OBSTACULOS... MENOR NAUM PODE TRABALHAR PARA SE APOSENTAR MAIS RAPIDO E QUANDO CHEGO OS 65 ANOS LEMBRO-ME QUE SO TENHO 5 ANOS PARA RECEBER DO BENEFICIO DO GORVENOS... ENQUANTO ISSO TEM PARLAMENTAR SE APOSENTANDO COM APENAS 31 ANO DE IDADE... VERGANHO EM ASSEMBLEIA ESTADAUL.... HA MAIS ISSO O POVO ESQUECE... ISSO É POEIRA QUE LOGO BAIXA... MEUS AMIGOS EU MORAVA EM AÇAILANDIA E AGORA EU MORO EM SAO LUIS E AQUI EU VEJO O DESCADO DA CIDADE POR PARTE DA ADMINISTRAÇAO PULBLICA, ESPERO QUE AÇAILANDIA NAUM ESTJA COMO ESTAR AQUI... MEU NOME É MARCIANO LIMA...