segunda-feira, 9 de julho de 2012

Impactos Ambientais e Sociais: Vale se reunirá com entidades em Açailândia.

Açailândia - Nesta terça-feira (10), acontece uma reunião pública entre a empresa Vale e algumas entidades do Maranhão para tratar do processo de duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC). A reunião vai acontecer as 18h30 no Zepelim Hotel, localizado na Rua Fortaleza, nº100, centro, em Açailândia.

Na ocasião serão discutidos os impactos e as mudanças que esse processo vai causar nas comunidades que se localizam ao longo do Corredor de Carajás. Para muitas entidades da região o processo de licenciamento de duplicação da EFC é ilegal por estar tramitando erroneamente com base na Resolução CONAMA 349/2004 e por não cumprir os requisitos autorizadores expressamente previstos nessa mesma resolução.

A ilegalidade já foi questionada pela rede Justiça nos Trilhos e pela ONG Justiça Global por meio de representações protocoladas no MPF em São Luís (MA) e na Procuradoria Geral da República, em setembro de 2010. Esses movimentos também defendem que reuniões públicas não são suficientes para apresentar a obra às mais de 100 comunidades espalhadas em 27 municípios ao longo dos trilhos.

A Vale marcou apenas quatro reunião públicas para apresentar o processo de licenciamento do projeto, os impactos e os programas ambientas relacionados à expansão dos trilhos. Considera-se que desta forma muitas comunidades não vão ser informadas sobre esse grande projeto e assim como aconteceu, há décadas, com a implantação do grande Carajás, vão sofrer impactos sem no mínimo serem avisadas. Um abaixo assinado será levado para a reunião a fim de manifestar o interesse das comunidades de terem um acompanhamento por parte da Vale.

Programação:

Reunião Pública do Projeto de Duplicação da Estrada de Ferro Carajás

Local: Zepelim Hotel, Rua Fortaleza, nº100, centro.

Horário: 18h30

Sugestão de entrevistados:

Padre Dário Bossi – Missionário Combonianos, membro da coordenação da rede Justiça nos Trilhos.

Francisco Martins – Presidente do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Açailândia

Contatos:

Larissa Santos – Assessora de Comunicação da Rede Justiça nos Trilhos

(99) 8817-1536/ 9141-6824

Padre Dário Bossi – Missionário Comboniano, membro da coordenação da rede Justiça nos Trilhos.

8112-8913/8816-1788

Nenhum comentário: