segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mecatrônica é premiada nos 44 anos da Fiema em São Luís

Em sua 15ª edição, é a primeira vez que uma empresa açailandense recebe a homenagem

MATERIA

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) comemorou, em solenidade realizada na noite do último dia 22 (quinta-feira), no auditório do Palácio da Indústria, os 44 anos da entidade.

O evento contou com a participação de empresários do setor secundário e representantes de órgãos parceiros da Fiema, além do presidente da Fiema, Edilson Baldez, do deputado estadual J. Pinto e do Superintendente do Sebrae/MA, Cláudio Azevedo.

Na oportunidade, foram premiadasoito empresas das 1.170 organizações avaliadas no segmento da indústria, divididas em quatromodalidades: desenvolvimento ambiental, projeto inovação, espaço saudável; e educação e desenvolvimento, e subdividas em duas categorias: pequenas e médias empresas, e grandes empresas.

Pela primeira vez, na 15ª edição da premiação, uma empresa açailandense foi homenageada com o troféu Sesi Qualidade no Trabalho 2012: a Mecatrônica, na categoria pequena empresa e modalidade Educação e Desenvolvimento de seus funcionários.

A empresa situada no Piquiá presta serviços na montagem e manutenção elétrica de motores, geradores, painéis, balanças, montagens eletromecânicas, aterramento e instalação elétrica em geral.

O próprio proprietário da empresa, Herivan Araújo, explica os motivos que levaram ao reconhecimento da Mecatrônica. “Foi evidenciado e reconhecido pelo Sesi e Fiema os projetos de educação, capacitação e desenvolvimento da Mecatrônica para com seus colaboradores. Isso acontece desde sua fundação, é uma filosofia implantada na empresa. Nós somos hoje em nosso município a empresa que mais dar oportunidade aos recém-formados do Senai e do IFMA. Já passaram por aqui mais de 100 ex-alunos e aqui ele recebe um complemento para a vida profissional, ou seja, ele tem a oportunidade de conhecer projetos dos mais variados segmentos, de por em prática aquilo que aprenderam na escola, e como a Mecatrônica está presente em grandes obras e empresas, tanto em aqui no município quanto em estados vizinhos, acaba sendo uma vitrine uma pessoa recém-formada, com uma boa referência curricular”.

Histórico

Fundada em 2008 pelo empreendedor Herivan da Silva Araújo, a Mecatrônica iniciou suas atividades em um espaço alugado com 40m² e contanto apenas com cinco funcionários. Contudo iniciou pensando grande, tendo com objetivo a curto prazo se tornar referência no município, a médio prazo referência no estado, e a longo prazo uma das mais conceituadas no país em sua área de atuação.

Quatro anos após sua fundação, a Mecatrônica já funciona em uma sede própria de 1.200m² e conta com a colaboração de sessenta funcionários, que ou já concluíram o ensino médio ou estão em fase de conclusão e que possuem algum curso de qualificação profissional das escolas técnicas do município.

A empresa ainda rompeu os limites geográficos do município de Açailândia e atende atualmente o estado de Alagoas, a Grande Recife (PE), e com possibilidades de novos contratos em diversos estados e municípios, tendo em sua lista de clientes organizações gigantescas como a Queiroz Galvão, Grupo Ferroeste, Viena Siderúrgica (Aciaria), Areva (multinacional francesa) e Koblitz.

“Hoje a Mecatrônica é referência no trabalho de montagem e manutenção elétrica industrial nos mais variados segmentos. Atualmente estamos montando toda parte elétrica da Aciaria, o ano passado montamos uma Termoelétrica em Santa Inês. Esse ano estamos também numa obra de montagem de uma Termoelétrica de 57 mega em Teotônio Vilela, (Alagoas) e estamos participando de licitações no Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo”, afirma o proprietário.

Para Herivan a homenagem não é somente um prêmio para a Mecatrônica, mas um reconhecimento para Açailândia. “Este reconhecimento é uma conquista também do município, porque muita gente chega aqui e acha que Açailândia não tem potencial e a gente quer mostrar a população açailandense e a aqueles que vêm de fora que aqui tem empresas qualificadas, mão de obra técnica especialista em diversos segmentos, e isso foi enxergado pelo Sesi, Fiema e Senai e através disso recebemos essa homenagem”, finalizou.

Cézar Jr.

Nenhum comentário: