sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Movimentos sociais de Açailândia comemoram aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O futuro ..

Na ocasião, será comemorado também as conquistas dos moradores do bairro Piquiá de Baixo em 2012

Os direitos humanos são direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo. É o que relata a Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948.

No próximo dia 10 de dezembro, movimentos sociais e sociedade civil organizada de Açailândia vão comemorar o aniversário de 64 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos realizando um ato público com os moradores do bairro Piquiá de Baixo. O ato em defesa dos direitos humanos tem o objetivo também de comemorar as conquistas dos moradores ao longo de 2012. Uma das conquistas é o terreno para o reassentamento do povoado e o projeto urbanístico-habitacional para o novo bairro.

O ato vai acontecer no terreno que as 380 famílias do Piquiá de Baixo conquistaram após anos de lutas para fugir da poluição das siderúrgicas, inseridas no sistema de mineração e escoamento da Vale. O local do futuro bairro está localizado ao lado do povoado Novo Horizonte, à beira da BR 222, próximo ao posto da Polícia Federal, em Açailândia.

A partir das 8h00 de segunda-feira (10) lideranças comunitárias, entidades e instituições públicas vão apresentar alguns resultados da luta pelos direitos humanos. A manifestação é organizada pela Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo, Rede Justiça nos Trilhos, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, Movimento sem Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Açailândia, dentre outras entidades.

Na ocasião terá a presença da assessoria técnica de projetação Usina CTAH, falando sobre a definição urbanística do novo bairro. A Usina está trabalhando há mais de um mês organizando os projetos e as expectativas dos moradores de Piquiá de Baixo, para fornecer o melhor projeto.

A programação será encerrada com o plantio de mudas de árvores nativas no terreno: um ato que representa a construção de uma nova vida para os moradores de Piquiá de Baixo.

Rede Justiça nos Trilhos

Nenhum comentário: