segunda-feira, 4 de março de 2013

Vale será autuada por vazamento de óleo após descarrilamento de trem, em Buriticupú-Ma.

tremDSCF1393

Açailândia – O acidente ocorreu na madrugada de quinta-feira, 1° de marco, quando um trem operado pela Companhia Vale do Rio Doce, que transportava combustível, descarrilou na Estrada de Ferro Carajás (EFC) na altura do município Buriticupu (MA), cidade localiza à 160 Km de Açailândia, provocando vazamento de óleo.

De acordo com informações preliminares do IBAMA, onze dos 30 vagões tombaram, obstruindo a ferrovia próxima ao Rio Pindaré, um dos mais importantes do estado. Cada vagão carregava cerca de 100 mil de litros de óleo ou gasolina.

Ainda de acordo com as informações do IBAMA, o vazamento ocorreu do lado contrário ao do rio Pindaré, fazendo com que a própria linha férrea se transformasse em uma barreira natural de proteção ao rio.

No entanto, parte do óleo passou por canaletas de drenagem fluvial, alcançando o outro lado e se aproximando do rio (cerca de 30 m) em pequena quantidade. As barreiras de contenção necessárias e a sucção do local já foram efetivadas. A empresa será autuada e as providências de mitigação do dano e recuperação da área afetada serão definidas após o relatório final.

Em nota, a empresa VALE informou que “já tomou as medidas de segurança necessárias para evitar danos ao meio ambiente”.

Nenhum comentário: