sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aged apreende mais de 1t de queijo clandestino em Açailândia, MA

Operação ocorreu na noite de quarta-feira (10), no Povoado Pequiá. Em um mês, três toneladas foram apreendidas pela Aged.

Do G1 MA

Aged intensificou operações no último mês (Foto: Divulgação/Aged)Aged intensificou operações no último mês nas
estradas maranhenses (Foto: Divulgação/Aged)

Açailândia - Uma operação da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) montada no Povoado do Pequiá, em Açailândia, apreendeu, na noite de quarta-feira (10), 1,2 tonelada de queijo clandestino que vinha do povoado Novo Bacabal com destino a Teresina.

O queijo - dividido em 120 barras - estava camuflado sob uma carga de milho, além de ter sido produzido em local sem inspeção sanitária e era transportado sem qualquer tipo de refrigeração conforme determina a legislação vigente.

Autuado pela polícia local, o motorista foi enquadrado por crime contra a Saúde Pública e multado em R$ 400 e mais R$ 2,00 por quilo apreendido. Com a apreensão, subiu para 3 toneladas a quantidade de queijo clandestino apreendido em operações de fiscalização da Aged em apenas um mês.

A região possui o maior rebanho bovino do estado, e concentra também a maior bacia leiteira. "Entre Açailândia e Imperatriz concentra 90% do trânsito de animais e produtos lácteos do estado. Por isso, temos intensificado as operações móveis de barreira para coibir não somente o transito de animais sem documentação sanitária como também o trânsito e a comercialização de produtos que não oferecem segurança alimentar e podem representar um grande risco à Saúde Pública", afirmou o presidente da Aged, Fernando Lima.

O diretor explicou que a intensificação da ocorrência de barreiras móveis já é uma antecipação das ações que o Maranhão terá que cumprir após ser reconhecido nacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação.

De acordo com o último cronograma divulgado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o reconhecimento nacional em bloco da zona livre de febre aftosa com vacinação deve ser oficializado até o início do mês de junho.

Nenhum comentário: