quarta-feira, 10 de abril de 2013

“Jornada de Integração Legislativa” acontece neste sábado (13) em Açailândia.

O evento acontecerá no auditório do Santa Maria Hotel e já confirmaram presenças todos os presidentes de câmaras da regional de Açailândia composta por 08 municípios.
Açailândia - Já está confirmado para sexta-feira (12) e sábado (13) - o início da “Jornada de Integração Legislativa - Encontros Regionais”, que reunirá os Legislativos estadual e municipais em 18 cidades de várias regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o Poder Legislativo por meio de trabalhos conjuntos e parcerias.
 
O primeiro polo a receber o encontro regional é o de Imperatriz, onde a programação começa no dia 12, no Hotel Poseidon, das 8h30 às 13h, e tem continuidade em Açailândia, dia 13, no Hotel Santa Maria, das 8h30 às 13h.
 
A proposta que culminou com a Jornada de Integração Legislativa é de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB). Ele destacou que os encontros regionais são frutos do “I Encontro de Legisladores Municipais do Maranhão” e do “I Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais”, realizados em dezembro de 2012 e março deste ano, respectivamente. “Vamos trabalhar incessantemente numa relação convergente, de mãos estendidas, e levar a cabo ações que motivem o legislador municipal”, afirmou Arnaldo Melo.
 
O presidente da Assembleia afirmou que os vereadores constituem a maior classe política do Brasil e que, portanto, precisam se qualificar cada vez mais e melhor para prestar os serviços que a sociedade lhes cobra.
 
Integram o polo de Açailândia os seguintes municípios: Açailândia – Bom Jesus das Selvas – Buriticupu – São Francisco do Brejão – São Pedro da Água Branca – Vila Nova dos Martírios– Cidelândia – Itinga do Maranhão.
 
CRONOGRAMA
Os encontros da Jornada de Integração Legislativa ocorrerão sempre nas sextas-feiras e sábados, nas seguintes datas e locais: Imperatriz (12/04); Açailândia (13/04); Caxias (19/04); Codó (20/04); Balsas (26/04); São João dos Patos (27/04); Barra do Corda (03/05); Presidente Dutra (04/05); Zé Doca (17/05); Santa Inês (18/05); Chapadinha (31/05); Itapecuru Mirim (01/06); Pedreiras (07/06); Bacabal (08/06); Pinheiro (14/06); Viana (15/06); Barreirinhas (21/06) e São Luís (22/06).
 
PROGRAMAÇÃO JORNADA DE INTEGRAÇÃO LEGISLATIVA - PÓLO AÇAILÂNDIA
 
8:30h- Abertura: Fala do Presidente Arnaldo Melo
9:00h- Palestra (tronco) - Instrumentos do Processo Legislativo. Forma e ritos para exercê-los.
Palestrantes em alternância, por Encontros: Carlos Lula Filho, Maneton Antunes de Macedo, Bráulio Martins. (Tempo: 40 minutos). Fala dos presentes para dúvidas. (Tempo: 20 minutos);
10:00h- Regimento Interno da Câmara. Organização e presidência das Pautas e Sessões. Convocação Extraordinária pelo Executivo;
Palestrantes: Maneton Antunes de Macedo, Carlos Lula Filho, Bráulio Martins. (Tempo: 40 minutos);
Fala dos presentes dúvidas. (Tempo: 20 minutos)
11:00h- Repasse do Executivo: composição, cálculo e limites constitucionais.
Subsídio dos vereadores e da Mesa Diretora. Lei de Responsabilidade Fiscal.
Palestrantes em alternância, por Encontros: Cynthia Mota, Antonival Ribeiro Garcês, Abimael Linkon Silva Cutrim. (Tempo: 40 minutos)
Fala dos presentes para tirar dúvidas. (Tempo: 20 minutos)
12:00h- Fala do Presidente Arnaldo Melo, para temas correlatos:
- Frente Parlamentar contra a violência que vitima mulheres;
- O biênio das Bacias Hidrográficas, sensibilização;
- O Colégio de Presidentes de Câmaras Municipais;
- Temas livres, com vereadores; (tempo total: 1 hora)
 13:00h- Encerramento.

Nenhum comentário: