domingo, 5 de maio de 2013

AGORA LASCOU!!! Prefeita Vete concede reajuste salarial a professores e mesmo assim a classe ameaça fazer greve por tempo indeterminado.

PROFESSORES-01

Itinga do Maranhão – O direito a greve é uma garantia constitucional, mas alguns atos promovidos por pseudo-educadores nos últimos movimentos na região tocantina precisam ser revistos ou então aquilo que é direito poderá se transformar em abuso.

Em Itinga do Maranhão onde a prefeita Vete Botelho concedeu reajuste salarial na ordem de 7,5% que causou descontentamento ao professorado daquela localidade, ao invés de palavras de ordem, comum às reivindicações sindicais, os educadores ao se manifestarem em defesa daquilo que acreditam ser de direito, extrapolam e beiram ao ridículo com o uso de palavrões chulos em desrespeito as autoridades constituídas.

Ao se manifestaram contrários a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei encaminhado à câmara de Itinga, alguns educadores proferiram uma série de impropérios aos vereadores e a chefe do executivo municipal, chegando ao ponto de chamar alguns dos parlamentares de “Pau no C...”, fatos que não condizem com a classe que tem a responsabilidade de educar.

O reajuste concedido pela prefeita Vete Botelho está acima da inflação acumulada e atinge uma média do que vem acontecendo em outros municípios do Estado do Maranhão, como foi o caso de Imperatriz com percentual de 6,5% e Açailândia que chegou a 8% de reajuste dos professores da rede municipal de ensino.

O PL nº 183/2013 encaminhado a câmara de Itinga do Maranhão previa o reajuste de 6,5%, mas os vereadores entenderam que o percentual de 7,5% se não for o ideal à classe, é o limite suportável pela administração pública, pois um reajuste maior poderia comprometer a máquina pública e em um futuro próximo ocasionar até mesmo atrasos de salários como aconteceu em administrações anteriores, coisa que em hipótese alguma é admitida pela prefeita Vete.

Os benefícios e reajustes abrangem todos os servidores do quadro efetivo da educação como professores, diretores, vice-diretores, coordenadores, orientadores, supervisores, técnicos da educação. Auxiliares administrativos, agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais.

Ainda foram mantidos uma série de benefícios já concedidos pela prefeita Vete, mesmo antes de qualquer indicativo de greve como os 10% de gratificação de incentivo de sala de aula referente ao salário base, aos docentes em efetivo exercício em sala de aula; 10% de gratificação aos professores da zona rural que exercem outra função além da regência em sala de aula;10% de gratificação aos servidores que trabalham em localidades de difícil acesso; mantido ainda o Vale Alimentação para agentes administrativos, agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais, que passou de R$ 100,00 para R$ 120,00. Além da manutenção de todos os outros benefícios já adquiridos pela classe.

Mesmo com todos os benefícios concedidos à classe os educadores ameaçam deflagrar uma greve por tempo indeterminado o que pode obrigar o município a entrar na justiça buscando um decreto de ilegalidade do movimento, já que o executivo está cumprindo aquilo que determina a lei, e nas condições da realidade econômica e financeira do município.

Assim como em todos os municípios maranhenses o que estava sendo pleiteado pelo sindicato dos professores de Itinga do Maranhão era o percentual de 23% de reajuste, percentual inviável para qualquer administração que não seja imediatista e irresponsável, mas que pensa no futuro como faz a prefeita Vete Botelho.

O PL 183/2013 encaminhado a câmara municipal e aprovado por unanimidade concedendo reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino tiveram o voto pela aprovação dos vereadores:

· Francisco Paulo Queiroz (Paulo Birita)

· Renaildo Alves Machado

· Luciano Ferreira dos Santos (Luciano Boi)

· Antonio Gonçalves Cavalcante (Grandão)

· Francisco das Chagas Nascimento (Chiquinho)

· Allan Carlos Barros (Allanzinho de Jesus)

· Jarnilan Soares

· Salomão Ribeiro

· Luizelton Borges da Silva (Luis Bila)

Só não votaram no projeto do executivo, a Vereadora Gelciane Torres porque é a presidente da Casa, e a vereadora Alzenir Teixeira, porque se encontra em tratamento de saúde em São Luis.

Após a aprovação por unanimidade do PL, o vereador Paulo Birita, seguindo orientação não se sabe de quem, teve o descalabro de pedir desculpas aos servidores, pois segundo ele, teria votado enganado.

4 comentários:

Anônimo disse...

o bloqueiro acabou com os educadores de Itinga. "pseudo-educadores" era melhor ele ter falado "pseudo-governantes"

Anônimo disse...

AGORA LASCOU MESMO!
Professor também é gente e todo profissional de qualquer nível de estudo, chama palavrões.

Anônimo disse...

ñ consigo entender porq a classe de professores é a classe q mais trabalha, e sem contar q todos temos q passar pelo professor pra garantir-mos nossos estudos , professor rala muito e só ganha uma miseria dde salario, quem deveria receber esse salario era os governantes q só ficam em casa curtindo preguiça, e so lembra do povo tempo de eleição

Anônimo disse...

esse blogueiro é muito sem vergonha mesmo, ate em 24 horas se vc nao tirar esta publicação seu site sera derrubado. só lembrando que faço parte da ideia anonymous, e moro em itinga. nao perdoamos. aja logo.