sexta-feira, 5 de julho de 2013

Prefeitura de Açailândia inicia construção do PPA Participativo, o primeiro da história do município.

“Este governo tem a convicção de que a participação da população nas ações da Prefeitura confere qualidade à gestão, pois soma um olhar importante daqueles que vivenciam Açailândia e conhecem de perto as necessidades, prioridades e urgências da cidade”, afirmou a prefeita Gleide Santos.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Açailândia - De forma histórica na cidade de Açailândia o principal planejamento do Governo Municipal para os próximos quatro anos, o PPA – Plano Plurianual está sendo construído seguindo o novo modelo da chamada Nova Gestão Pública; o chamado PPA Participativo, com a construção junto às comunidades do município.

Por determinação da Prefeita Gleide Santos, a Assessoria Especial de Planejamento coordenada pela Drª Iranildes Silva Assunção deu início nessa última semana, aos trabalhos para a construção do PPA para os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que orienta os gastos públicos durante 4 anos.

A promoção da participação dos cidadãos e cidadãs no planejamento orçamentário da cidade tem entre seus objetivos gerar transparência dos gastos públicos, por meio do controle social das ações do governo, além de formar e informar a população sobre os mecanismos de funcionamento dos serviços públicos.

GEDSC DIGITAL CAMERA

“Este governo tem a convicção de que a participação da população nas ações da Prefeitura confere qualidade à gestão, pois soma um olhar importante daqueles que vivenciam Açailândia e conhecem de perto as necessidades, prioridades e urgências da cidade”, afirmou a prefeita Gleide Santos.

Uma das primeiras etapas para construção do plano são as reuniões dividas em núcleos, realizadas nos principais bairros da cidade para discussão junto aos moradores e representantes de associações dos bairros.

O primeiro núcleo a ser contemplado pela participação popular foram os bairros: Jardim Gloria I, II e III; Jardim Brasil, Jardim de Alah; Jardim Gloria City; Vila Gastão Vieira, Vila Sarney Filho e Residencial Ouro Verde. A reunião deste polo foi realizada na quadra da praça da juventude no Jardim Gloria, na noite de segunda-feira (1º).

De acordo a coordenadora Drª Iranildes Assunção, esta metodologia de trabalho tem como missão, a valorização e a importância da participação popular neste governo, e a identificação junto aos moradores das reais necessidades que a comunidade necessita. Reforça ainda que este trabalho irá atender todos os bairros da cidade e assentamentos, seguindo um calendário de reuniões todas as noites.

GEDSC DIGITAL CAMERA 

Posteriormente estas informações serão trabalhadas tecnicamente por cada secretaria do município e organizadas no PPA pela equipe do Departamento de Projetos do Município, servindo também, este trabalho como base para a elaboração da LOA 2014 – Lei Orçamentária Anual que também deverá acontecer de forma participativa.

As datas e os locais das reuniões são as seguintes:

· 01 de Julho na Praça da Juventude – Jardim Glória, às 19h00mins;

· 02 de Julho na Escola Mun. Jurgleide Alves Sampaio, às 19h00mins;

· 03 de Julho na Câmara Municipal de Açailândia, às 19h00mins;

· 04 de Julho no Projeto Resgate (Entrada da Viena) – Pequiá, às 19h00mins;

· 05 de Julho no Prédio da Cooperativa Cooperlat – Novo Bacabal, às 09h00mins;

· 06 de Julho Complexo Esportivo Baiano - Vila Ildemar, às 19h00mins;

· 07 de Julho na Escola Mun. Antônio Oliveira, às 18h00mins;

· 07 de Julho no C. E. Prof. José Cesário – Conj. João Paulo II, às 14h00mins;

· 08 de Julho na Escola Mun. Telefre Sampaio, às 19h00mins;

· 09 de Julho no C. E. Lourenço Galletti, às 19h00mins;

· 10 de Julho na Escola Mun. Carmem Marchesini, às 19h00mins;

· 11 de Julho na Escola Mun. Aldebarã, às 19h00mins.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Wilton Lima, sua imparcialidade, sua maturidade em apenas dizer a verdade, mostra muito bem quem você é, pensei que você iria ficar só defendendo essa prefeita e seus últimos posts vem mostrando seu compromisso com o povo, por isso você foi tão bem votado como vereador, parabéns.