terça-feira, 16 de julho de 2013

Reinaugurada Sala do Empreendedor do município de Açailândia.

Sala do empreendedor

Açailândia - Dando continuidade ao processo de implementação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas, a Prefeitura de Açailândia reinaugurou, na nesta quarta-feira (10), a Sala do Empreendedor. O espaço, que funciona no Bairro Getat, Rua Guanabara, n°74, nas proximidades da Escola Jurgleide Alves Sampaio, tem o objetivo de desburocratizar os processos para os empresários, pequenos empreendedores e micro empreendedores individuais locais e conta com a parceria inicial do Sebrae, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, CEA - Centro Empresarial de Açailândia, entre outros parceiros.

Com a reinauguração deste espaço, a prefeitura de Açailândia espera ampliar o número de formalizações de empresas no município, assim como de micro empreendedores individuais – a localidade conta hoje com cerca de mil e cem 1100 MEI’s (Micros Empreendedores Individuais). A administração municipal, também, buscará identificar novas vocações econômicas além das que já são desenvolvidas no município.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades do governo municipal, como o Secretário de Meio Ambiente, Leonardo Lourenço de Queiroz, do Secretário de Agricultura Juarez Pessoa, Infraestrutura, Dr. Wagner Nascimento, Assessora de Comunicação Drª Iranilde Assunção e representando a prefeita Gleide Santos, o Secretário de Administração, Economia e Finanças Dr. Gilson Menezes, bem como o representando a Secretaria de Indústria e Comércio, Cláudio Facundes.

O SEBRAE que é o principal parceiro do governo municipal no projeto Sala do Empreendedor foi representado por Mauro Borralho e pela gerente Flávia Nadler, a exemplo do Centro Empresarial de Açailândia que foi representado por Gildásio Alcântara (ACIA, SICA E CDL).  As instituições financeiras; Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Banco da Amazônia também prestigiaram enviando representantes.

A estrutura da Sala do Empreendedor  é da Secretaria de Indústria e Comércio que tem como Secretário, o empresário Nelson Luis Bragatto e como assessor, Dr. Daniel Teotório. O departamento de Emprego e Renda fica sob a responsabilidade de Heliomar Laurindo diretor do SINE e da Delegacia do Trabalho e  Banco de Emprego  e Centro de Inclusão Digital.

Já o departamento de Desenvolvimento Comercial e Industrial fica na responsabilidade de Cláudio Facundes e a pasta de Desenvolvimento ao Turismo tem como responsável Josivaldo Policarpo. O departamento administrativo fica sob a responsabilidade de João Chaves e do terminal rodoviário Joel Chaves.

O representante do SEBRAE Mauro Borralho deu início ao momento de pronunciamento relatando sobre a atuação do SEBRAE em todo o estado do Maranhão e principalmente na região tocantina aonde a instituição tem adquirido grande avanço na área do empreendedorismo, oferecendo oportunidade, bem como outras vantagens aos pequenos e microempresários. “A Sala do Empreendedor tem um papel muito importante e fundamental para a sociedade e principalmente na implementação de fazer valer a lei geral no município. A sala do empreendedor vai simplesmente reforçar a estratégia da administração municipal”, disse Borralho.

Flávia Nadler Gestora do SEBRAE/Açailândia reforçou a parceria da instituição. “A Sala do Empreendedor é uma consequência da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a nossa expectativa é o pleno funcionamento da Sala, onde o espaço vai ampliar o atendimento individual, além de empresas de pequeno porte. Atualmente temos cerca de 1.100 empreendedores individuais e temos grande satisfação em orientá-los, tirando todas as suas dificuldades” finaliza.

A prefeitura municipal de Açailândia se pronunciou por meio do Secretário de Economia, Administração e Finanças Gilson Meneses, ocasião em que o esteve representando oficialmente a prefeita Gleide Santos. “Consideramos esta ação, em um momento festivo e principalmente histórico para o município de Açailândia, principalmente pelo potencial econômico que a cidade possui. Temos em Açailândia diversos empreendedores e estas pessoas precisam ser assistidas e para isso contamos como os nossos parceiros que é o SEBRAE, ACIA, Associação dos Profissionais de Contabilidade de Açailândia em dar o atendimento necessário a estes empreendedores, para que assim possam desenvolver suas atividades com sucesso e de forma legal. Então esta semente que está sendo plantada hoje, com certeza colherá bons frutos amanhã, e esta é a grande preocupação e o compromisso da prefeita Gleide Santos para com a população”, finaliza Gilson Meneses.

Nenhum comentário: