terça-feira, 16 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Açailândia realiza mutirão para detectar doenças da visão como Catarata e Glaucoma na população acima de 40 anos.

mutirão da catarata

Açailândia - A secretaria municipal de saúde de Açailândia firmou parceria com o governo do Estado e nos dias 05 e 06 de julho realizou um grande mutirão de triagens para detectar as várias doenças da visão que acometem na sua grande maioria a população acima de 40 anos.

A Catarata e o Glaucoma são as principais causas da cegueira no Brasil e também foi o foco principal da secretaria municipal de saúde no atendimento aos mais de 500 pacientes que procuraram a Unidade Básica de Saúde Jacú/Primavera nesses dois dias na cidade de Açailândia.

A catarata  é uma patologia dos olhos que pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes, uso de medicamentos. Já o Glaucoma é causado principalmente pela elevação da pressão de dentro dos olhos e se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira.

O mutirão era uma oportunidade esperada há muito tempo, principalmente pelos mais idosos que não deixaram de aproveitar a oportunidade e se dirigiram em grande número na busca desse atendimento.

O próximo passo é o trabalho de seleção dos candidatos que necessitam de cirurgia como tratamento das doenças detectadas nos exames que foram realizados. As datas das cirurgias serão ainda divulgadas pela secretaria municipal de saúde.

Nenhum comentário: