quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alunos da Rede Pública de Ensino são premiados no encerramento da Semana Nacional do Trânsito.

Em solenidade realizada na manhã da última quarta-feira, 25, nas dependências da Câmara Municipal, foi encerrada a Semana Nacional do Trânsito, que culminou com a premiação do I Concurso de Redação do DMT.

GEDC8993

Banca Examinadora do Concurso promovido pelo Departamento Municipal de Trânsito

Açailândia - A Semana Nacional do Trânsito, em Açailândia, que se estendeu de 18 a 25 de setembro, trouxe este ano como tema “O efeito do Álcool passa, a culpa fica pra sempre”, a ação faz parte da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito e buscou alertar motoristas e pedestres sobre o efeito do álcool no organismo e as consequências de ingerir bebida alcoólica e dirigir.

As ações começaram com uma caminhada que reuniu centenas de alunos da rede pública e particular de ensino, pelas principais ruas do centro da cidade, com o intuito de alertar sobre a combinação perigosa de álcool e direção. Durante dois dias foi realizado trabalho educativo através de blitz em diversos pontos da cidade sempre buscando alertar motoristas demais usuários da via.

Em paralelo a estas atividades, ocorreu o I Concurso de Redação do DMT, que trouxe como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, levando aos jovens do ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino a oportunidade de debater o tema em sala de aula e explanar, através de texto dissertativo as impressões destes com relação ao número de acidentes que ocorrem em decorrência desta perigosa combinação: álcool e direção.

Uma banca examinadora, composta por membros da Secretaria de Educação realizou a correção e avaliação das redações, sendo escolhida uma de cada Escola para a grande final. A premiação ocorreu na manhã da última quarta-feira, 25, durante o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, nas dependências da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores, alunos, professores, empresários, diretor do DMT e agentes de trânsito.

O DMT em parceria com as Auto Escolas Atitude, Digital e Real premiaram as três melhores redações com um processo de habilitação, promovendo assim cidadania e promoção social. A parceria entre o Departamento e as auto escolas, prova mais uma vez, o comprometimento de ambas as partes com a formação de pessoas que tenham consciência no trânsito e que possam ser o diferencial na sociedade açailandense. Foram premiados os estudantes: Lucas Henrique da Silva – Escola Antonio Carlos Beckman, Tais de Sousa Simão – Escola Lourenço Galetti e Maria José Eduarda Sousa Sena – Escola Maria Izabel Cafeteira.

Década de Ações para a Segurança no Trânsito

A Década de Ações para a Segurança no Trânsito, que ocorre de 2011 a 2020, foi instituída com base em estudos da OMS que estimou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

A Semana Nacional do Trânsito discutiu a responsabilidade de cada cidadão no trânsito e as suas responsabilidades em assumir os riscos de dirigir alcoolizado. A Semana Nacional do Trânsito é prevista no artigo 326 do Código Nacional de Trânsito e tem como principal objetivo fazer com que o cidadão reflita sobre suas responsabilidades enquanto cidadão e integrante do sistema viário.

Cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, vitimas de acidentes de trânsito. Nós, seja poder público ou sociedade organizada, não podemos fechar os olhos para estes números, devemos unir esforços para fazer valer as leis e diminuir consideravelmente os números de vitimas em nosso trânsito.

Texto: Luciana Laundos

Nenhum comentário: