quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Deputado Hélio Soares solicita Corpo de Bombeiros para Açailândia

"O município que possui a segunda maior economia do Maranhão, não possui unidade do Corpo de Bombeiros."

O deputado Hélio Soares (PP), através de Indicação, pediu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe ofício à governadora Roseana Sarney solicitando providências no sentido de determinar que seja analisada e alocada a fonte de recurso para criação e instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão – CBMMA, no município de Açailândia.

Hélio justifica a sua proposição destacando a importância da referida unidade, no que tange a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamento e socorros públicos no âmbito da cidade de Açailândia, detentora da segunda maior economia do Estado. Ele ressaltou ainda que Açailândia cresce assustadoramente e as indústrias siderúrgicas instaladas no município formam um importante polo industrial onde o ferro gusa é o principal produto de exportação.

Açailândia pertence à Microrregião de Imperatriz, que se divide em 16 municípios, aglutinando mais de meio milhão de pessoas; somente Açailândia, segundo dados do IBGE, Censo 2010, conta com uma população de 104.013 habitantes.

“Urge a necessidade de ampliar as bases do Corpo de Bombeiros no Estado, e Açailândia está entre os municípios do sudoeste do Estado que precisa de uma unidade da corporação, haja vista que a cidade cresce e com o crescimento surgem os problemas, dentre eles salvar vidas, que não é uma tarefa fácil. São poucos homens na corporação para atender quase cinco milhões de maranhenses espalhados pelas cidades interioranas”, argumentou.

Editorial

A indicação do deputado é louvável uma vez que Açailândia,segunda maior economia do Maranhão, até então não possui uma unidade do Corpo de Bombeiros, é vergonhoso. Quando ocorre um incêndio no município, é necessário esperar que carro-pipa de empresas privadas seja disponibilizados para apagar as chamas.

Muitas vezes as vitimas perdem tudo enquanto esperam. O único local onde existe uma equipe de bombeiros é na área da Vale, porém nem sempre estão disponíveis para a população.

Nenhum comentário: