sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura de Açailândia promove Integração SME/Escola/Família

“EDUCAÇÃO: Prioridade em AÇAILÂNDIA, agenda de todos NÓS”.

FAMILIA NA ESCOLA 01

Açailândia - Acreditamos que a participação da família na vida escolar das crianças, adolescentes e jovens tem um grande impacto no sucesso dos nossos alunos e, por este motivo, precisamos e queremos a presença e ajuda dela para melhorarmos a aprendizagem dos estudantes de Açailândia.

É possível analisarmos os dados postados no site do CONVIVA, o censo 2012, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ministério da Educação INEP/MEC. Esses dados revelam uma fotografia preocupante, pois temos 29,8% de reprovação e evasão no ensino fundamental, sendo 10,5%de 1º ao 5º ano e 19,3% do 6º ao 9º ano. Além disso, o resultado da aprendizagem dos alunos demonstrado pela Prova Brasil 2011, Inep/CONVIVA, indica que apenas 25% e 18% dos alunos do 5º ano avaliados em Português e Matemática aprenderam adequadamente conforme a série/ano, e 16% e 7%, respectivamente, do9º ano.

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2012, mostram que crianças inseridas em contextos socioeconômicos vulneráveis, apresentam o dobro de risco de ter um aproveitamento escolar fraco. Porém acreditamos que a situação cultural e socioeconômica não pode impedir ninguém o direito de aprender.

Com o compromisso de trabalharmos com o objetivo principal de elevarmos a aprendizagem e o melhor desempenho de nossos alunos na escola e na vida, dentre várias ações, elaboramos o processo “Integração: SME x Escola x Família”. Estamos ministrando palestras em todas as escolas e/ou comunidades educacionais, discutindo os nossos dados, nossas ações e o que coletivamente podemos realizar para os alunos aprenderem mais, unindo osesforços da Secretaria Municipal de Educação com os pais, escolas, educadores, igrejas, comunicação, políticas públicas e comunidade com o foco no sucesso dos nossos educandos.

A rede pública municipal de ensino de Açailândia é imensa, são 46 escolas na zona urbana e 32 localizadas no campo totalizando 78 escolas, com quase 5.000 alunos e enorme é o nosso desafio para superarmos nossas dificuldades.

Ouvindo bastante, observamos que os pais do município valorizam o espaço educacional Escola e acreditam nela como meio de ascensão profissional e social dos filhos, querem investir neles. A família precisa ser convidada, ser envolvida nas ações escolares, compreender as estratégias e planejamentos da escola e o quê a escola espera deles enquanto principais parceiros dos educadores, pois ambos – escola e família -estão do mesmo lado, o lado de todos alunos que precisam aprender.

Esperamos com este trabalho, a adesão da equipe gestora, professores, pais, alunos e demais comunidade educacional para integrar ações ecompromissos em benefício da população estudantil de Açailândia.

A educação precisa estar na agenda de todos e a família e a escola precisam estar em sinergia em relação a Educação das crianças, adolescentes e jovens de nossa cidade, do nosso país.

Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes

Fontes: INEP/MEC – CONVIVA; Censo 2012 INEP, Revista Nova Escola junho/julho2013.

Nenhum comentário: