quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Programa de Alfabetização na Idade Certa promoverá Rodas de Conversa em Açailândia

PAIC (1)

Açailândia - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), iniciativa do Ministério da Educação, ganhou reforço da Fundação Vale, que está oferecendo livros infanto-juvenis sobre a temática étnico-racial, de forma a complementar o acervo encaminhado pelo MEC às escolas, e promovendo Rodas de Conversa com autores em 10 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

No Maranhão, as Rodas de Conversa acontecerão nos dias 18 e 19 de setembro em Açailândia e no dia 20 em Bom Jesus das Selvas, ação que beneficiará professores e alunos da rede pública de ensino. As rodas serão conduzidas pela escritora Sonia Rosa, que também é contadora de histórias, professora e pedagoga. Com 40 títulos publicados, já recebeu selos de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), tem sete salas de leitura batizadas com seu nome e títulos de sua autoria em catálogos internacionais na Itália e Alemanha. A escritora é pós-graduada na temática afro-brasileira.

Mil maletas contendo 11 livros cada, todos relacionados à temática étnico-racial, serão entregues às escolas da rede pública ainda este ano. Para o próximo ano está prevista a distribuição de outras 834 maletas e 9.174 livros para salas de aula do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. O PNAIC é um programa do governo federal cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas públicas brasileiras, atendendo a uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Pesquisa realizada no ano passado pela Fundação Pro Livro e pelo Ibope Inteligência revelou uma queda no número de leitores no país: de 95,6 milhões de leitores em 2007 para 88,2 milhões em 2012. "Ao estimular a leitura, por meio da contação de histórias e a familiaridade com os livros, a expectativa da Fundação Vale é contribuir para a aquisição do hábito de leitura já na infância. Além disso, crianças que escutam histórias desde cedo enriquecem seu vocabulário e adquirem maior capacidade de compreensão e aprendizagem", afirma a gerente de Educação da Fundação Vale, Maria Alice Santos.

O objetivo da Fundação é fortalecer o capital social das comunidades das áreas de influência da Vale, por meio do apoio ao poder público local. Além do Pnaic, são desenvolvidas ações formativas de equipes técnicas, diretores, professores e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante. "O foco do programa é melhorar a qualidade da educação básica, promovendo a inclusão e a diversidade, que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática", acrescenta a gerente de Educação da Fundação Vale.

Além de Sonia Rosa, as Rodas de Conversa entre estudantes e autores também são conduzidas pelo escritor Daniel Munduruku, doutor em Educação pela USP e escritor indígena com 43 livros publicados. Daniel Munduruku é diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008 e membro Fundador da Academia de Letras de Lorena (SP). Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).

Confira detalhes da programação em Açailândia

Dia 18 de Setembro
Horários: 14h às 15h / 15h30 às 16h30
Local: Escola Municipal Antonio Oliveira Campos - Pequiá  (Plano da Serra BR 010)

Horário: 19h às 21h
Local: Casa do Professor - Centro da Cidade (Rua Fortaleza, s/n - ao lado da Secretaria de Educação).

Dia 19 de Setembro
Horário: 09h às 11h
Local: Biblioteca da Escola Municipal Fernando Rodrigues (localizada na Vila Ildemar)
Horários: 14h às 15h / 15h30 às 16h30
Local: Escola Municipal Cecilia Meireles - Bairro Tancredo Neves

Nenhum comentário: